Estudo visa identificar novo acesso de embarcações no Rio Taquari

INFRAESTRUTURA

Estudo visa identificar novo acesso de embarcações no Rio Taquari

Intenção é de criar espaços públicos na orla do Taquari e evitar a invasão em acessos privados

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Fevereiro de 2023 às 12:51

Estudo visa identificar novo acesso de embarcações no Rio Taquari
Intenção é criar novas alternativas aos veranistas e pescadores. Único acesso público de embarcações é o Balneário Recreio Municipal no bairro Navegantes (Foto: Gabriel Santos)
Arroio do Meio

Estudos iniciais do Departamento Municipal de Meio Ambiente irão analisar a possibilidade de um novo acesso ao Rio Taquari. A intenção é aproveitar uma área pública no bairro Aimoré, localizada aos fundos do estacionamento de caminhões da BRF e oferecer Infraestrutura adequada para banhistas e embarcações de pequeno porte.

O projeto é coordenado em conjunto entre o departamento e setor de Planejamento. De acordo com o coordenador Paulo Regis Rheinheimer Júnior, a iniciativa visa oferecer novas alternativas de acesso ao rio, visto que muitos veranistas e pescadores utilizam de acessos particulares e privados. “As análises estão em fase inicial. Queremos fazer os estudos mais avança dos e impacto ambiental e acessibilidade”.

O único ponto público de acesso às embarcações e veranistas em Arroio do Meio é o Balneário Recreio Municipal no bairro Navegantes. O local desde 2019 possui acesso com calçamento e rampa náutica, além de lixeiras, churrasqueiras, escadas de acesso e banheiros, pontos de iluminação e quiosque. Tudo é administrado pelo governo municipal.

No município o rio Taquari possui 27 quilômetros de extensão entre Palmas Baixo até a divisa com Lajedo. Até 2021, outros acessos eram utilizados, como na Cascalheiras e Passo do Corvo, porém proprietários e o poder judiciário determinaram o fechamento dos espaços sob alegação de abuso e degradação ambiental.

LEIA TAMBÉM: Dois capotamentos são registrados no interior de Arroio do Meio

Estrada do Salto

Um dos locais mais procurados no verão é o chamado Salto, no bairro São Caetano, porém o acesso de veranistas no local gera controvérsias entre moradores. Antiga estrada é considerada pública, tem a denominação de AM-61 e divide localidades, por ser uma antigo travessão aberto em linha reta até a Curvada Ventania na ERS-130 pelo Capitão Ribeiro, um dos primeiros colonizadores.

Já os acessos laterais e trilhas paralelas são abertas em área particular. O estacionamento nestes espaços também danifica lavouras e gera queixas de agricultores que também apontam irregularidades ambientais no local como a supressão de vegetação e descarte irregular de resíduos. Neste local, o departamento de Meio Ambiente, já encaminhou junto ao Departamento de Trânsito a sinalização correta e instalação de placas indicativas.

Acompanhe
nossas
redes sociais