Renda não acompanha aumento dos custos da construção civil

ENTREVISTA

Renda não acompanha aumento dos custos da construção civil

Setor teve redução de 17% nas vendas e de 20% na emissão de alvarás, informa o presidente do Sinduscom-VT, Jairo Luís Valandro

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Fevereiro de 2023 às 12:37

Renda não acompanha aumento dos custos da construção civil
Jairo Luís Valandro, presidente do Sinduscom-VT (Foto: Rodrigo Gallas)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A renda da população não acompanhou os custos da construção civil em 2022. Materiais como ferro, areia e brita tiveram aumento considerável, o que resultou na redução de 17% nas vendas e de 20% na emissão de alvarás no Vale do Taquari. A afirmação é do presidente do Sinduscom-VT, Jairo Luís Valandro, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 22.

A volta do programa Minha Casa, Minha Vida é a principal dúvida dos construtores. Não se sabe a quantidade de recursos disponibilizados, nem como será o processo burocrático para acessar.

A nível nacional a construção civil gerou em torno de 492 mil empregos no terceiro trimestre do ano passado. No Vale do Taquari, há dificuldade para preencher as vagas, mesmo as sem experiência.

Em 2022, um curso profissionalizante de 20 dias, em parceria com a Fiergs, foi oferecido. Porém, mesmo com a disponibilização de vale-transporte e refeição, a adesão vão baixa. Neste ano, a iniciativa se repetirá com capacitação dentro das empresas.

*O Sinduscom-VT é o sindicato das Indústrias da Construção Civil, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturado do Vale do Taquari.

Assista a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais