Cerca de 60% dos carros são comprados por financiamento

ENTREVISTA

Cerca de 60% dos carros são comprados por financiamento

Conforme presidente da Fenabrave/Sincodiv-RS, Paulo Siqueira, alta taxa de juros freia mercado. Apesar deste cenário, projeta aumento de até 10% nas vendas em 2023

Por

Cerca de 60% dos carros são comprados por financiamento
Paulo Siqueira, do Sincodiv/Fenabrave (Foto: Divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cerca de 60% dos carros são comprados por meio de financiamento no Brasil, diz o presidente da Fenabrave/Sincodiv-RS, Paulo Siqueira, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, 22. Por isso, o patamar elevado da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano, freia o mercado. “Este é um divisor de águas entre o maior e o menor desenvolvimento.”

Em novembro passado, os financiamentos representaram 30% do total das vendas. “A inadimplência aumentou e a economia desacelerou”, completa. Apesar disso, 2022 registrou baixa de 1%, o que é considerado estagnação. Só não houve redução real devido às locadoras de veículos que voltaram a comprar. Elas consomem 20% da produção anual. Para 2023, Siqueira prevê aumento de 5% a 10%.

O presidente da Fenabrave/Sincodiv-RS lembra que o veículo já foi o bem mais caro adquirido por uma família. Hoje, é a casa própria. No entanto, o mercado passa por uma certa elitização. Dos dez carros mais vendidos no Brasil, cinco estão na faixa dos R$ 150 mil. “Hoje se paga mais caro mais pelo que não se vê: a tecnologia.”

Carros elétricos

O Parlamento Europeu aprovou com 56% de votos favoráveis duas datas-limites para implantação de automóveis e comerciais leves (furgões e picapes) com emissão zero de gás carbônico (CO2). O gás de efeito estufa terá de diminuir 50% até 2030 e 100% até 2035. Para Siqueira, no Brasil serão necessários mais 30 anos para implementar, levando em conta outras tecnologias como o freio ABS.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais