Viver Cidades

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Viver Cidades

Por

O segundo ano do projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora, conta com novos patrocinadores e parceiros. As empresas DNW Construtora e Mak Serviços se somam à Reinegend, Folhito, Disim, Fasa e Corsan. A administração de Venâncio Aires será parceira como as de Lajeado e de Estrela.

Crédito: divulgação

Ações

O suplemento Viver Cidades, voltado ao meio ambiente, circulará na próxima quinta-feira, encartado no jornal A Hora. Com tiragem expandida, o material impresso vai também às escolas da região. Neste ano, ações ao ar livre são novidade e prometem envolver a comunidade. Especialistas em diversas áreas vão participar de painéis na Rádio A Hora 102.9, a cada mês.

Cereja do bolo

O projeto segue com a análise de água em rios e arroios da região. Em 2022 foram duas etapas e 23 pontos de coleta. Este ano, outros três locais, em mananciais de Venâncio Aires, serão monitorados.


Parques aliados à natureza

As ruas no entorno do parque Ney Santos Arruda, em Lajeado, estavam lotadas de carros na tarde de domingo. Difícil encontrar uma vaga para estacionar. O Jardim Botânico, com sua trilha pela mata, também atraiu muitas pessoas no fim de semana. Este movimento intenso demonstra a aprovação da comunidade aos espaços com infraestrutura e junto à natureza.

Qualidade de vida

Lazer, contemplação e passeios com a família e amigos fazem parte da sonhada qualidade de vida. O termo é antigo, mas mantém-se atual ao passo que as pessoas estão, cada vez mais, dispostas a experenciar. Desejam conhecer lugares, sabores e experimentar novas emoções. O Vale é próprio para isso. Tem morros, trilhas, pontes, rio, cascatas, parques, além da gastronomia.

Ambiente

Este rol de opções abre-se como um leque de possibilidades para pensar o meio ambiente e sua preservação. É surfando esta onda que municípios estão apostando em projetos de locais com infraestrutura, natureza e educação ambiental.

Exemplos

São exemplos: o Parque Ecológico das Figueiras, em Estrela; o Teutopark, em Teutônia; o Parque Ecológico Honorato Toniollo, em Guaporé; e o espaço que une atrativos turísticos e meio ambiente, em Mato Leitão (foto).

Crédito: Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais