Universitário, Carneiros e São Bento são os bairros com mais focos do Aedes aegypt

LAJEADO

Universitário, Carneiros e São Bento são os bairros com mais focos do Aedes aegypt

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, 97% das larvas foram encontradas em residências

Por

Atualizado terça-feira,
21 de Fevereiro de 2023 às 10:58

Universitário, Carneiros e São Bento são os bairros com mais focos do Aedes aegypt
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi. Crédito: Marcel Lovato
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em entrevista ao programa “Frente e Verso”, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 21, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, apresentou o panorama local da Dengue e as ações realizadas até o momento.  Segundo ela, os bairros com mais focos, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti  (LIRAa) são o Universitário, Carneiros e São Bento. Além disso, 97% das larvas encontradas na cidade estavam nos domicílios.

Demarchi citou, ainda, o índice de 3.8, considerado alto para infestação e o risco dos ovos eclodirem sem controle com o retorno gradual das chuvas regulares. Mais de dois mil foram identificados em janeiro e as bromélias, mais uma vez, estiveram entre os principais escolhidos pela fêmea.

A coordenadora explica que o Aedes possui um “forte instinto de sobrevivência” e deposita os ovos em até seis locais diferentes, em superfícies secas e rígidas. Até mesmo a mangueira dos condicionadores de ar são propícios. Os ovos podem resistir por até 400 dias.  Inclusive, a proliferação se dá, normalmente, em lugares menores. Alerta-se, também, que o munícipe corre o risco de ser multado caso dificulte a fiscalização da Vigilância.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais