Escoteiros integram evento sul-americano  na Argentina

TIBIQUARY

Escoteiros integram evento sul-americano na Argentina

Grupo de Lajeado representou o Brasil em evento em Paso de Los Libres, ao lado do Grupo Aimoré, de Sobradinho. Atividades encerram nesta terça-feira

Por

Escoteiros integram evento sul-americano  na Argentina
Atividade contou com escoteiros da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil, representado pelo Grupo Tibiquary, de Lajeado, e Aimoré, de Sobradinho. Crédito: Arquivo Pessoal
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ao redor da fogueira, mais de 4 mil escoteiros compartilham experiências e culturas. Com participantes da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, o Jamboree Sul-Americano, evento típico do movimento escotista, contou com a presença dos grupos Tibiquary, de Lajeado, e Aimoré, de Sobradinho, que representaram o 19º distrito e o Brasil.

Desde sexta-feira, 17, cerca de 45 jovens de 11 a 20 anos, chefes e familiares que fizeram parte da delegação brasileira estiveram em Paso de Los Libres, na Argentina, para o evento. Chefe da tropa escoteira Lambari, do Grupo Tibiquary, Luis Machado conta que o grupo já havia participado de Jamborees nacionais, no Rio de Janeiros, Rio Grande do Norte e São Paulo. Mas esta é a primeira vez que saem do país em excursão.

As atividades vão até esta terça-feira, data de retorno ao Brasil. Machado explica que Jamboree é uma expressão criada pelo fundador do movimento escotista, para se referir a uma grande reunião entre os escoteiros. O primeiro evento foi em 1919.

Aprendizado e aventura

Durante os cinco dias na Argentina, os escoteiros passaram por atividades direcionadas para cada faixa etária, divididas nos ramos escoteiro, sênior e pioneiro. Os mais experientes fizeram atividades comunitárias e tiveram envolvimento com os moradores da cidade. Outros participaram de tarefas de campo, com desafios, arco e flecha, tirolesa e provas aquáticas. Ao fim do dia, todos se reuniam ao redor da fogueira, com apresentações e integração.

Um desfile das federações marcou a programação do evento em Paso de Los Libres, na Argentina. Crédito: Arquivo Pessoal

A programação também contou com um desfile de abertura, com dois integrantes representando o Brasil. “Para o jovem é um momento especial. Começa com a organização deles para levar o material. A maioria vai sozinho, o que também é bom para desenvolver a autonomia. Fora do Brasil, a responsabilidade é muito maior”, destaca Machado.

O contato dos jovens com escoteiros de outras nacionalidades e culturas também é positivo. “Tudo isso faz com que eles tenham uma bagagem muito grande para trazer ao grupo depois da experiência”, ressalta o chefe. Ainda como parte das atividades do encontro, na noite de domingo, o grupo brasileiro participou de um festival de canções, com a manifestação cultural de cada federação. Além disso, visitaram a cidade e fizeram a limpeza das margens do Rio Uruguai no fim de semana.

Depois do retorno ao país, as experiências são compartilhadas com os companheiros e, no dia 11 de março, os encontros do Grupo Tibiquary retornam.

Para participar das atividades, os interessados devem entrar em contato com os diretores pelas redes sociais ou de forma presencial na sede, ao lado da Escola Porto Novo, no bairro Carneiros.

Acompanhe
nossas
redes sociais