Ministros vêm ao RS verificar estiagem

AGRO EM PAUTA

Ministros vêm ao RS verificar estiagem

Conforme o coordenador regional do STR, eles devem fazer anúncios para ajudar os agricultores afetados

Por

Ministros vêm ao RS verificar estiagem
(Foto: Rodrigo Gallas)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, devem visitar o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 23. Conforme o coordenador regional do STR, Marcos Hinrichsen, a expectativa é de que eles visitem as regiões mais afetadas pela estiagem, como de Hulha Negra, e façam anúncios de ajuda aos produtores.

A prioridade deve ser de levar água, comida e conceder crédito para operações de custeio e investimento. Em entrevista ao quadro Agro em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, Hinrichsen explica que os membros do Executivo federal decidiram fazer a viagem ao estado após a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag) ir a Brasília solicitar auxílio aos produtores gaúchos.

Conforme o líder regional do sindicato, na sexta-feira, 17, o governo do Estado também apresentou um plano permanente e transversal de mitigação aos efeitos da estiagem. As ações de curto, médio e longo prazo foram organizadas em uma estratégia que inclui medidas emergenciais de apoio e assistência aos produtores, ações estruturantes e um sistema de monitoramento.

Entre as ações divulgadas estão a anistia de 100% da dívida do programa Troca-Troca de Sementes para agricultores familiares dos municípios em situação de emergência, a criação de um sistema online de monitoramento da estiagem e construção de cisternas, entre outras.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais