Há 20 anos, visita do secretário de Agricultura ao Vale

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, visita do secretário de Agricultura ao Vale

Por

Há 20 anos, o secretário estadual de Agricultura, Odacir Klein, visitava o Vale do Taquari para conhecer o setor agrícola da região. O roteiro começou em Teutônia, onde conheceu o Colégio Teutônia. À tarde, Klein apresentou o novo coordenador regional da Agricultura, Genésio Rockembach, e o gerente regional da Emater, Valmir Wegner. Mais tarde, o secretário seguiu para Encantado, na Cosuel, hoje, Dália Alimentos. A visita terminou na Acsurs (Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul), em Estrela.

O secretário Klein está ao centro, vestindo paletó. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


HÁ 50 ANOS

CRT em Estrela

A Companhia Riograndense de Telecomunicações anunciava a construção de uma agência em Estrela. Naquele tempo, outras três obras já estavam em andamento na cidade: o Posto de Saúde (prédio onde hoje é o CAPS), a Delegacia de Educação (hoje 3ª CRE) e o INPS (hoje prédio do INSS, na Av. Rio Branco).

As futuras instalações da CRT seriam na rua Fernando Abott, em um terreno doado pela administração de Estrela. O prédio da CRT foi inaugurado em fevereiro de 1975, na presença de Amália Lucy Geisel, filha do presidente da República Ernesto Geisel. Na ocasião, ela telefonou para a mãe, que estava em Brasília.

O prédio ainda existe no Calçadão ainda hoje. A CRT era uma estatal que foi privatizada em 1998, pela Brasil Telecom. Um pouco antes, em 1994, a conhecida torre de celular de Estrela foi construída. Em 2008, a Brasil Telecom foi vendida para a Oi. Ainda hoje, o logo da Oi permanece no prédio.

Amália Geisel na primeira ligação da central telefônica de Estrela. Crédito: acervo airton engster


A criação do Badesul

Foi há 50 anos que o então governador do Rio Grande do Sul, Euclides Triches, iniciou as tratativas para a criação do Badesul, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Triches estava em reunião com o presidente Médici, em Brasília, e defendia que o estado precisava de um banco para financiar o que ele chamava de “surto de crescimento” da economia rio-grandense.

O futuro banco seria usado para a distribuição de recursos financeiros para empresas gaúchas. O Badesul foi criado ainda em 1973. Quase 20 anos depois, em 1992, o Badesul foi incorporado ao Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) e, desde 2011, é chamado de Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento/RS.

Triches, à direita, em reunião com Médici. Crédito: Acervo Nova Geração

Acompanhe
nossas
redes sociais