Há 20 anos, visita do secretário de Agricultura ao Vale

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, visita do secretário de Agricultura ao Vale

Por

Gustavo Adolfo 03

Há 20 anos, o secretário estadual de Agricultura, Odacir Klein, visitava o Vale do Taquari para conhecer o setor agrícola da região. O roteiro começou em Teutônia, onde conheceu o Colégio Teutônia. À tarde, Klein apresentou o novo coordenador regional da Agricultura, Genésio Rockembach, e o gerente regional da Emater, Valmir Wegner. Mais tarde, o secretário seguiu para Encantado, na Cosuel, hoje, Dália Alimentos. A visita terminou na Acsurs (Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul), em Estrela.

O secretário Klein está ao centro, vestindo paletó. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


HÁ 50 ANOS

CRT em Estrela

A Companhia Riograndense de Telecomunicações anunciava a construção de uma agência em Estrela. Naquele tempo, outras três obras já estavam em andamento na cidade: o Posto de Saúde (prédio onde hoje é o CAPS), a Delegacia de Educação (hoje 3ª CRE) e o INPS (hoje prédio do INSS, na Av. Rio Branco).

As futuras instalações da CRT seriam na rua Fernando Abott, em um terreno doado pela administração de Estrela. O prédio da CRT foi inaugurado em fevereiro de 1975, na presença de Amália Lucy Geisel, filha do presidente da República Ernesto Geisel. Na ocasião, ela telefonou para a mãe, que estava em Brasília.

O prédio ainda existe no Calçadão ainda hoje. A CRT era uma estatal que foi privatizada em 1998, pela Brasil Telecom. Um pouco antes, em 1994, a conhecida torre de celular de Estrela foi construída. Em 2008, a Brasil Telecom foi vendida para a Oi. Ainda hoje, o logo da Oi permanece no prédio.

Amália Geisel na primeira ligação da central telefônica de Estrela. Crédito: acervo airton engster


A criação do Badesul

Foi há 50 anos que o então governador do Rio Grande do Sul, Euclides Triches, iniciou as tratativas para a criação do Badesul, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Triches estava em reunião com o presidente Médici, em Brasília, e defendia que o estado precisava de um banco para financiar o que ele chamava de “surto de crescimento” da economia rio-grandense.

O futuro banco seria usado para a distribuição de recursos financeiros para empresas gaúchas. O Badesul foi criado ainda em 1973. Quase 20 anos depois, em 1992, o Badesul foi incorporado ao Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) e, desde 2011, é chamado de Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento/RS.

Triches, à direita, em reunião com Médici. Crédito: Acervo Nova Geração

Acompanhe
nossas
redes sociais