Gustavo Adolfo mostra como a educação é parte do empreendedorismo

Lajeado Empreendedora

Gustavo Adolfo mostra como a educação é parte do empreendedorismo

Entre diversos processos inovadores desde 1967, Colégio Gustavo Adolfo foi o primeiro do Estado a se dedicar exclusivamente a Educação Infantil e a primeira do Vale a ser bilíngue

Gustavo Adolfo mostra como a educação é parte do empreendedorismo
Edson Wiethölter atua no GA desde 1996 e é diretor do colégio desde 2008. (FOTO: J. J. Silva)

Um processo de desenvolvimento econômico e empreendedor passa diretamente pela educação. E esse princípio sempre fez parte da comunidade evangélica luterana de Lajeado. Tanto é que em 1965 foi iniciado no bairro São Cristóvão as obras de construção do que viria ser o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo.

Inaugurado em 1967, como Escola Assistencial Piraí e Centro Social Gustavo Adolfo, o projeto contou com recursos da Obra Gustavo Adolfo, uma das maiores obras sociais do mundo. Originalmente pensada para atender as crianças do bairro, que crescia a cada dia, o GA, como é popularmente conhecido, se tornou a primeira instituição que nasceu como educação infantil no Rio Grande do Sul. “Nos anos 1970 e 80, éramos a grande referência de ensino antes do período escolar da educação infantil. Diversas personalidades e líderes da cidade fizeram sua educação infantil aqui”, conta o diretor Edson Wiethölter.

Wiethölter também recorda que a partir dos anos 1980, com o desenvolvimento da Univates, o GA viu a necessidade de iniciar um trabalho de educação básica continuada, que seria concluído em 2001, com a formatura da primeira turma do Ensino Médio. Essa jornada de desenvolvimento e inovação fez o GA se tornar a primeira escola bilíngue do Vale, com 13 turmas dentro desse sistema.

“Todos os estudantes do último nível de ensino da Educação Infantil até 4º ano, onde temos uma dupla docência, com professores entregando o mesmo conteúdo em português e em inglês. O que a gente quer nessa primeira etapa é constituirmos o status para os estudantes até os 9 e 10 anos, para que entendam, falem e se comuniquem em inglês”, explica.

Instrumentista e professor de música, Wiethölter iniciou como professor do GA em 1996, onde fundou a Orquestra da instituição em 1997. Depois de um período fora, retornou em 2004 e assumiu como diretor em 2008. “Toda essa caminhada na área de gestão, não necessariamente numa escola, mas dentro de uma orquestra, de grupos escolares, de corais, foi imprescindível pra hoje reger essa grande orquestra que é o GA”, avalia.

Recentemente, o GA iniciou o projeto de Novo Ensino Médio junto com a Univates, que tem trazido frutos e foi abraçado pela comunidade por impactar diretamente na sociedade. “A partir dessa nova lógica, vamos conseguir com que a nossa Lajeado se torne mais dinâmica, consiga reter mais profissionais e forme novos líderes”, conclui Wiethölter, convicto que a sensibilidade, em todos os aspectos, vai direcionar a comunidade para um posicionamento ainda mais produtivo e empreendedor.

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