Ciclovia da discórdia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Ciclovia da discórdia

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A manchete de capa do jornal A Hora dessa sexta-feira foi direto ao ponto. Afinal, o tão aguardado trecho regional para ciclistas será uma ciclovia ou uma calçada? As obras da nova pista para ciclistas entre Estrela, Imigrante e Colinas saíram do papel e as primeiras impressões são as piores possíveis. E novamente. As críticas não partem deste colunista.

Pelo contrário, eu sou um dos maiores entusiastas da proposta, desde quando a ciclovia intermunicipal era uma mera “viagem” de alguns aventureiros e agentes públicos. Antes mesmo do anúncio, fiz questão de provocar gestores sobre a possibilidade de criarmos o maior circuito entre cidades do Brasil. Vibrei, e muito, com o anúncio oficial da obra. Mas eu preciso dar voz a quem entende de ciclismo. E quem entende está muito insatisfeito. Muito, mesmo.

O assunto ganhou destaque nesta semana e, logo após a matéria do Jornal A Hora, as redes sociais viraram palco de intensos debates sobre o que já foi construído até o momento, e o que poderá ser feito ao longo dos próximos meses.

Eu, otimista que sou com tal projeto, ainda acredito (e muito) na sensibilidade dos prefeitos Elmar Schneider, de Estrela, Sandro Herrmann, de Colinas, e principalmente o gestor de Imigrante, Germano Stevens, cidade onde se encontra o trecho mais questionado da ciclovia, nas proximidades da comunidade de Daltro Filho.

Eu acredito na astúcia dos gestores para evitar que as críticas se perpetuem. Mesmo sem projetos bem definidos, eles conquistaram os volumosos e necessários recursos junto ao governo estadual. Agora é só alinhar com quem entende do assunto.


Pontes ao Vale

Engenheiro da prefeitura e vereador em Lajeado, Isidoro Fornari (PP) divulgou ao Grupo A Hora a intenção de construir uma nova ponte sobre o Rio Forqueta, interligando a cidade com a vizinha Arroio do Meio. Os prefeitos de ambos os municípios também já alinharam a futura parceria, e o projeto (não a obra) será custeado pelas duas administrações.

Em tempo, a construção de mais pontes entre as principais localidades do Vale do Taquari é uma tendência já verificada há séculos em países mais desenvolvidos. E por falar em pontes, o governo de Estrela confirma para 29 de março a licitação da obras da nova passagem sobre o Arroio Boa Vista, no bairro São José.


Pichações e política

Faz alguns dias, publiquei sobre o desrespeito ao patrimônio alheio por parte de militantes políticos. Na ocasião, mostrei a imagem da fachada do INSS de Lajeado, onde algum marginal pichou “Bolsolixo” na parede. Nesta semana, o vereador Carlos Ranzi (MDB) cobrou medidas por parte das autoridades, para cessar com as recentes pichações de cunho político na cidade. Uma ação necessária para um mal que não acomete só uma ideologia, como bem mostra a foto feita no muro da sede do Daer, na rua João Schmidt, no centro da cidade.


TIRO CURTO

• Coordenador Regional do PT, assessor parlamentar, e suplente de vereador em Lajeado, o sempre atento Jones Fiegenbaum corrige esse colunista. Segundo ele, o projeto de lei que homenageia Darci Corbellini sugere a criação de um parque com o nome do ex-prefeito, e não de uma praça. A área de lazer escolhida fica no bairro São Cristóvão, no entroncamento entre a rua Coelho Neto e a Av. Piraí.

• Também em Lajeado, os 14 vereadores assinam um projeto de lei para criar a Praça Esportiva Élio Giovanella, em homenagem ao empresário, político e ex-presidente do Lajeadense, que faleceu em 9 de setembro de 2005. A ideia partiu do vereador Lorival Silveira (PP), e abrange as quadras da mesma área de lazer na esquina da Av. Piraí com a Rua Coelho Neto, no bairro São Cristóvão. O ponto fica em frente à casa onde ele morou durante boa parte da vida.

• Ainda em Lajeado, a servidora Simone Horn foi designada para exercer o cargo em comissão de Secretária do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) no período de seis a 15 de março, durante férias do titular, André Bücker.

• Vereadora em primeiro mandato e atual presidente da câmara de Lajeado, Paula Thomas (PSDB) também se destaca no samba. Ela é uma das percussionistas na bateria do tradicional Bloco Cascata, responsável por animar os salões da cidade. Ela toca Reco e Chaco.

• Prefeito de Taquari, André Britto (PDT) também tem samba no pé. O gestor público é um apaixonado por carnaval desde a infância. No momento, ele está de férias. O vice-prefeito, Ramon de Jesus, é quem está à frente do Executivo. Ou seja, Brito está liberado para curtir a folia.

• A primeira Sessão Ordinária da câmara de Teutônia ocorrerá no próximo dia 28, às 18h30min.

• Em Estrela, a Secretaria de Administração e Segurança Pública pode criar um novo cargo padrão CC8: é o Diretor de Frotas. A ideia é garantir uma remuneração equivalente aos secretários municipais. Nos bastidores, a informação é que a pessoa já foi escolhida antes mesmo da definição do cargo, e já atua na mesma pasta. Aguardemos.

• O ex-presidente Jair Bolsonaro segue nos Estados Unidos, e sem previsão para voltar. Nos bastidores, comenta-se que ele teme represálias institucionais e busca apoio estrangeiro. Entre os dias 1º e 4 de março, por exemplo, Bolsonaro deverá se encontrar com o ex-presidente estadunidense Donald Trump durante um evento com outros líderes de direita de todo o mundo. O encontro ocorre em Washington.

Acompanhe
nossas
redes sociais