Governo anuncia edital para ponte da São José

ESTRELA

Governo anuncia edital para ponte da São José

Publicação das informações aos interessados ocorre na próxima semana, enquanto a empresa responsável pela construção será conhecida no fim de março. Investimento em nova passagem está estimado em R$ 8 milhões

Por

Governo anuncia edital para ponte da São José
Passagem atual tem quase sete décadas de uso e permite apenas a passagem de veículos leves. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

A construção da nova ponte que liga o bairro Boa União à Linha São José terá edital publicado na próxima semana. Os pedidos por melhorias na estrutura de quase sete décadas ocorrem há pelo menos 10 anos.

A abertura das propostas será no dia 29 de março. Depois disso ocorrem a homologação da empresa vencedora, a assinatura do contrato e a emissão da ordem de início dos serviços. Ainda não há projeção para o término da obra, orçada em R$ 8 milhões.

Um dos principais benefícios será proporcionar a passagem de veículos pesados. Hoje, só podem passar pela ponte automóveis com no máximo 2,5 toneladas, altura de 2,5 metros e largura de 3,5 metros – apenas um por vez. Construída em 1955, a travessia tem estrutura de ferro e madeira. Por outro lado, a nova ponte será feita em concreto.

O prefeito Elmar Schneider reforça a importância da obra para o município e a região. “Essa será a maior obra de infraestrutura dos últimos anos em Estrela. Uma ligação da BR-386 diretamente com o maior bairro de Estrela, o Boa União, bem como a ligação com a RS-129, fazendo com que Colinas, Imigrante e Roca Sales tenham fluxo direto conosco.”

A passagem é considerada estratégica para o crescimento das localidades ligadas por ela. “É mais uma oportunidade de desenvolvimento para Estrela e auxiliará também no desafogamento do trânsito daquela região”, acrescenta o gestor.
Ao mesmo tempo seguem as intervenções na BR-386, nas proximidades do acesso à ERS-129. No local será feito um novo trevo, com o intuito de facilitar o tráfego e proporcionar um novo acesso a Estrela, além de reduzir o trânsito na entrada pela RSC-453 (Rota do Sol).

Projeto pronto
As especificações foram definidas pelo município, que indicou a necessidade de constar passagem para pedestres e ciclovia na estrutura. Serão duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas.

Acompanhe
nossas
redes sociais