Fundamental Engenharia mostra como empreender é solucionar problemas

Lajeado Empreendedora

Fundamental Engenharia mostra como empreender é solucionar problemas

Jornada iniciada em 2013 parte da ideia de apresentar soluções a um setor industrial em expansão

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Fevereiro de 2023 às 08:30

Fundamental Engenharia mostra como empreender é solucionar problemas
Evandro Carvalho e José Roberto Heberle - e Samuel Schossler - lideram negócio voltado à segurança do trabalho. (FOTO: J. J. Silva)

O desejo de empreender é o primeiro passo para a construção de um negócio de sucesso. Porém, parte importante deste movimento é a disposição em contribuir com soluções que se mostram necessárias. Essa é a essência da Fundamental Engenharia, empresa criada por Evandro Carvalho, José Roberto Heberle e Samuel Schossler em 2013, com o objetivo de resolver os problemas dos empresários quanto à segurança do trabalho através de soluções concentradas em um só lugar.

Natural de Estrela, Evandro é oriundo de uma família ligada à indústria. Seu pai, por exemplo, era técnico de enfermagem do trabalho. Além disso, sempre teve o interesse de trabalhar com pessoas. Assim, logo que concluiu o Ensino Médio, iniciou o curso de técnico em segurança do trabalho. “Iniciei minhas atividades em Estela, mas depois me mudei para Lajeado”, lembra.

Inserido no mercado de trabalho, deu continuidade à sua formação e especialização. E foi durante a pós-graduação que o sonho de empreender tomou forma. Ao lados dos colegas José Roberto Heberle e Samuel Schossler, Evandro concluiu que havia capacidade para entregar novas soluções para o mercado do Vale do Taquari. “A gente sabia as necessidades dos clientes. Daí surgiu a ideia de começar um negócio nessa área. Assim, iniciamos em janeiro de 2013”, explica Evandro.

O primeiro movimento foi inaugurar um escritório no Centro de Lajeado. Os primeiros dois anos foram desafiadores. Porém, com trabalho e resultados apresentados, esse momento foi superado e uma fase de crescimento contínuo foi iniciada. Um grande símbolo desse processo foi a segunda unidade da empresa, dedicada exclusivamente à formação e treinamento para funcionários. “Lá temos um escritório, sala de aula e estrutura para atividades práticas. As pessoas têm que aprender como se usam os equipamentos de segurança”, conta.

Hoje, a Fundamental Engenharia atende todo o Vale do Taquari e empresas fora do Rio Grande do Sul. O segredo dessa jornada, segundo Evandro, é a atenção dada às pessoas. “Quando a gente faz algo que gosta, alcança um bom desenvolvimento na entrega desse trabalho”, conclui. Uma jornada que traduz como a região é um vale de oportunidades para quem quer empreender.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais