Mais de 100 casos de dengue em menos de um mês

ENCANTADO

Mais de 100 casos de dengue em menos de um mês

Número começa a diminuir, mas ações de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti ainda ocorrem com intensidade. Município conta com apoio da Secretaria de Saúde do Estado

Por

Atualizado quinta-feira,
16 de Fevereiro de 2023 às 08:43

Mais de 100 casos de dengue em menos de um mês
Entre as medidas de prevenção à proliferação do mosquito está a aplicação. Crédito: Divulgação
Encantado

Já chega a 105 o número de casos de dengue neste ano. Desses, 80% se concentram no bairro Lago Azul, local do primeiro caso, e quatro estão internados. Conforme a secretária da Saúde do município em entrevista ao programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102,9, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, a situação começou a estabilizar nessa semana com a diminuição de casos diários.

Desde o primeiro caso, em 23 de janeiro, passava de 10 a média de confirmações diárias. Na terça-feira, 14, foram cinco. Na segunda-feira, foram 24, contabilizando sábado e domingo também. “Isso mostra que as ações de combate estão funcionando”, enfatiza Clarissa. Um Comitê de Crise foi formado na semana passada, com a presença da secretária de governo do estado.

LEIA TAMBÉM: Casos de dengue são provenientes de um bairro, diz secretária de Encantado

Entre as medidas de prevenção, estão as visitas às residências e notificações em caso de acúmulo de água parada e foco do mosquito. Além disso, também foi adotada a técnica de bloqueio no raio de 150 metros do caso confirmado, com a aplicação do produto Cielo. O governo do estado também disponibilizou dois veículos capazes de fazer a pulverização.

Conscientização e acompanhamento

“Temos uma equipe de agentes de saúde incansável que se organizou em força tarefa para levar informações para as pessoas. Mas hoje temos um problema com armazenamento de água. São tonéis, caixas d’água”, reforça Clarissa. Além das residências, espaços em que é comum o acúmulo de água, como borracharias e cemitérios, também recebem fiscalização.

Clarissa explica que se uma residência é notificada por ter foco de dengue, é contado 24h para que o morador possa remover a água parada. Os agentes de saúde também repassam para a população receitas de repelentes caseiros, feitos a base de álcool 70 e cravos.

A Secretária da Saúde afirma também que o primeiro atendimento é priorizado no município. Os testes rápidos podem ser feitos no posto de saúde. Caso o paciente esteja com dengue, recebe acompanhamento diário dos profissionais da saúde.

Acompanhe
nossas
redes sociais