Servidores e juízes têm até amanhã para o retorno presencial

JUDICIÁRIO REMOTO

Servidores e juízes têm até amanhã para o retorno presencial

Conselho Nacional de Justiça determina volta do modelo pré-pandemia para 70% das equipes dos tribunais. Representantes dos servidores questionam obrigatoriedade e pedem mais prazo

Por

Servidores e juízes têm até amanhã para o retorno presencial
Justiça do RS digitaliza processos. Em Lajeado, são cerca de 24 mil ações no banco informatizado e em torno de 800 ainda em formato físico. Crédito: Filipe Faleiro
Brasil

Servidores públicos do Judiciário devem retornar ao atendimento presencial. É o que determina resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda assim, associações e sindicatos da classe questionam a ordem e advertem para prejuízos à “rotina”.

Uma delas é a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). A organização solicitou ao CNJ a prorrogação do prazo. Para a entidade, a adaptação ao presencial precisa de mais tempo e também afirma ser necessário nomear novos magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos.

O modelo de trabalho remoto no Judiciário do país foi implementado faz quase três anos. Na maior comarca do Tribunal de Justiça da região, em Lajeado, são seis magistrados e 60 servidores. Mais da metade está em teletrabalho. São cerca de 24 mil processos digitalizados e outros 800 ainda em arquivo físico.

Servidores afirmam que não há prejuízo para o atendimento à população. Inclusive foi criado uma central de atendimento, no térreo, em que o cidadão é orientado sobre andamento do processo, cronogramas e encaminhamentos. Já os magistrados mantém agenda presencial para as audiências. Com relação à necessidade de retorno dos servidores, o Fórum adverte que não foi comunicado de maneira oficial pelo Tribunal de Justiça do RS.

Conforme o TJ-RS, as providências para adequação das normativas estão em fase final. Para tanto, foi instituído Grupo de Trabalho específico com a finalidade de elaborar minuta de Ato Conjunto (Presidência e Corregedoria-Geral da Justiça). A previsão é de que o documento seja publicado nos próximos dias.

Na decisão para o retorno à presencialidade, em novembro do ano passado, o relator, conselheiro Luiz Philippe de Melo Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), afirmou que “o retorno da magistratura aos seus respectivos locais de trabalho é imperativo inegociável neste momento em que toda a sociedade brasileira já voltou à situação de normalidade”.

A Associação de Juízes do RS (Ajuris) avalia como aspectos a produtividade do Judiciário e o acesso da população à Justiça. De acordo com o presidente, Cláudio Martinewski, no período da pandemia e no pós-pandemia não houve prejuízo para o trabalho jurisdicional e para o andamento dos processos com trabalho no formato virtual, nem aumento de custos. “A produtividade da magistratura gaúcha se manteve”, afirma. Para ele, é importante também considerar, a questão de acesso à Justiça dos mais carentes, pois na maioria necessitam do modelo presencial para encaminhar as questões.

Presença nas audiências

A advogada Sabrina Schneider atua no direito tributário e trabalhista. Na primeira, como se trata de atribuição federal, não há audiências. Com isso, a presencialidade é menos exigida. Na área do trabalho é diferente. “Houve ocasião em que as partes se prepararam, levaram advogados, testemunhas e a única pessoa que estava remoto era o juiz”, lembra e complementa: “isso mancha a imagem da Justiça perante a população. Estavam todos lá, e o mais importante não.”

Por outro lado, nas audiências de conciliação, acredita que por meio de videochamada houve aspectos positivos. “Tirou o constrangimento e se facilitou o diálogo. O que interferiu em mais acordos e menos litígio.” O advogado Luis Fernando Cardoso de Siqueira tem uma análise semelhante. Para ele a presença do servidor e do magistrado é importante, mas depende de cada caso.

“Na Justiça do Trabalho, área em que atuo, considerando que 100% dos processos são eletrônicos e podem ser acessados via remota, bem como que o atendimento remoto funciona de forma eficaz, a ausência física de parte dos servidores na sede não causa grandes prejuízos. Todavia, para fins de audiências é muito importante a presença do magistrado na condução dos trabalhos.”

Busca por equilíbrio

Maria Luiza Pinheiro Pimentel foi estagiária no Poder Judiciário e hoje é advogada. “Vivenciei as práticas antes da pandemia e até agora. Quanto ao trabalho dos advogados, entendo que há uma maior dificuldade de contato com os servidores, em especial quando é uma decisão que deve ser analisada e cumprida com urgência. Assim, é necessário ligar para o Fórum, muitas vezes não há com quem conversar ou é difícil esse contato.

Para ela, a determinação do CNJ de limitar em 30% o número de servidores em teletrabalho é essencial. “Hoje há uma central no Fórum que faz o primeiro atendimento do advogado. Antes era direcionado para a Vara competente, por exemplo, Vara de Família. Ali se conversava com o servidor diretamente. Para alguns assuntos, essa decisão mais dificulta do que auxilia.”

“Justiça distante”

O presidente da subseção de Lajeado da OAB, Ronaldo Eckhardt, defende um Judiciário mais presente na comunidade. “A sociedade vê a Justiça distante. As pessoas sentem isso”, realça.

De acordo com ele, até advogados relatam algumas dificuldades. O horário de funcionamento, das 12h às 19h, é um dos exemplos citados por ele. “Tem que abrir integral, manhã e tarde”, destaca. Para Eckhardt, é necessário também que os magistrados residam no município da comarca, para haver mais sintonia com a população e, assim, conhecer as particularidades daquele local.

Sobre o período de restrições impostas pela pandemia, o presidente da OAB Lajeado avalia que houve uma série de medidas para readequar o trabalho. Isso ocasionou um represamento dos processos. “Os juízes têm tentado aumentar as pautas de audiências. Mas hoje os processos estão mais lentos do que antes da pandemia.”

Acompanhe
nossas
redes sociais