O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (14), a medida provisória que determina a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Devem ser entregues duas milhões de unidades habitacionais até 2026. Ao todo, foram entregues nesta semana 2,7 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida que tiveram as obras paralisadas em nove municípios de seis estados brasileiros.
O presidente Lula disse que, a partir de agora, terá como uma das prioridades retomar obras que ficaram paradas nos governos anteriores. “Só no campo da educação nós temos mais de quatro mil obras paradas. Ao todo, são 14,8 mil obras paradas. E a gente vai começar a tocar todas elas para que esse país volte a caminhar, a rodar, a girar e produzir crescimento econômico”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Comitiva busca liberação de recursos para construção de escola
O novo programa retorna com a Faixa 1, que agora é voltada para famílias com renda de até R$ 2.640. Anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800. A ideia é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. O subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%. Outra novidade é que o programa beneficiará famílias em situação de rua. Também haverá a possiblidade de locação social.