Governo define empresa para construção de caminho ecológico

ESTRELA

Governo define empresa para construção de caminho ecológico

Empreendimento tem o objetivo de aproximar a população e os visitantes do Rio Taquari. Obra da trilha que liga a Escadaria ao Parque da Lagoa deve começar no início de março. Valor investido passa de R$ 1,3 milhão

Por

Governo define empresa para construção de caminho ecológico
Caminho vai conectar atrações turísticas do centro e margens do Rio Taquari. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

A construção de uma passagem que ligará dois pontos de potencial turístico no município deve começar nas próximas semanas. O projeto do Caminho Ecológico entre a Escadaria e o Parque da Lagoa teve a licitação concluída em janeiro, com a homologação da empresa vencedora. Para o início da obra, fica pendente apenas a emissão da ordem de início dos serviços.

Os planos para o novo empreendimento iniciaram ainda no primeiro semestre do ano passado, mas os entraves burocráticos impediram o processo de avançar. A primeira rodada, finalizada em junho, não teve interessados. No fim de outubro a licitação foi suspensa para que um pedido de impugnação fosse analisado, e retomada no mês seguinte para a definição da responsável pela obra.

A vencedora da licitação foi a Fachini Engenharia, de Lajeado, que assinou o contrato com o município para confirmar a execução da obra. No entanto, devido à estiagem e à preocupação com o nível do Rio Taquari, a autorização que a construção começasse ainda não foi entregue. O documento deverá ser emitido no início de março, com prazo de conclusão de quatro meses. De acordo com os documentos no edital, o investimento será de cerca de R$ 1,3 milhões.

O caminho consiste em uma trilha de 375 metros, pavimentada em concreto, com trechos onde serão instaladas passarelas suspensas acima do nível das árvores. Toda a passagem terá iluminação e no projeto constam um mirante feito em material metálico, com cerca de 400m², e um pier, onde os visitantes terão bancos e uma estrutura semelhante a uma arquibancada. As estruturas em metal são removíveis, para evitar maiores danos em eventuais enchentes.

A elaboração do projeto do Caminho Ecológico ficou a cargo dos técnicos do departamento de meio ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). A titular da pasta, Carine Schwingel, destaca que foi levado em consideração o espaço existente para o desenho da trilha, adaptado à vegetação no local.

Aproximação com o rio

A secretária vê a atração como um fator determinante para que a comunidade crie um vínculo maior com o Rio Taquari, a partir do contato com a natureza. “O caminho terá áreas de convivência, com pontos para contemplação do rio”, pontua. Além disso, o empreendimento será uma forma de integrar os pontos turísticos da orla e potencializar as melhorias no Parque da Lagoa, e projetos como a ciclovia na estrada em direção à localidade de Arroio do Ouro.

Acompanhe
nossas
redes sociais