Descaso com a educação

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Descaso com a educação

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O jornalista Filipe Faleiro voltou de férias e já colocou o “dedo na ferida” do governo de Eduardo Leite (PSDB). A reportagem de capa da edição de ontem realizou uma profunda análise sobre as obras necessárias aos colégios estaduais do Vale do Taquari. E atestou uma dura realidade. Apesar das inúmeras matérias e protestos por parte das referidas comunidades escolares, as demandas previstas aos colégios Castelo Branco, Fernandes Vieira e Carlos Fett Filho, todos localizados em Lajeado, ainda não foram atendidas pelo “novo” governador.

LEIA TAMBÉM: Escolas aguardam reformas prometidas pelo governo

E o pior. As projeções são incertas e o executivo estadual não apresenta prazos concretos para a conclusão das melhorias. Apenas repete as previsões. De nossa parte, seguiremos cobrando e fiscalizando esse lamentável descaso. Com a expectativa de que a segunda gestão do tucano observe com mais carinho para a nossa educação.


“Birra” ou precaução?

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) vetou o projeto de iniciativa do Legislativo que denomina de Praça da Lyall a nova área de lazer do São Cristóvão, entre a Av. Piraí e a Rua Coelho Neto. A homenagem dos vereadores para a empresa é questionada pelo gestor municipal, que demonstra preocupação (segundo ele) com o uso publicitário de um espaço público.

Para ele, a publicidade (direta ou indireta) demanda algum modelo de concessão que, por sua vez, necessitaria de processo licitatório. Mas como já existem outros pontos públicos com nomes de empresas, a pergunta que esquentou os bastidores é: Caumo age por precaução ou “birra”? Em tempo, os vereadores derrubaram o veto, a justa homenagem será concedida, e vida que segue!


O Vale em Brasília

Um dos mais renomados jornalistas brasileiros foi presenteado nesta terça-feira com um exemplar do livro do Vale do Taquari, produzido pelo Grupo A Hora e que contempla os principais destinos turísticos e culturais da região.

Alexandre Garcia recebeu a obra das mãos do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, e do Secretário de Turismo de Encantado e também vice-presidente da Amturvales, Charles Rossner.


Schneider monitora a gestão

O governo de Estrela contrata pesquisas para entender melhor a forma como o contribuinte percebe a gestão municipal. A apresentação da última análise ocorreu nessa segunda-feira, às 7h30min (foto). Entre os dados de maior destaque, os serviços mais bem avaliados pelos munícipes: coleta de lixo domiciliar, feira do produtor, atendimento ao produtor, qualidade da merenda escolar, conhecimento repassado pelos professores, e estruturas das escolas municipais.

Aliás, a Secretaria de Educação está entre os grandes destaques desta administração. A pesquisa, realizada durante o mês de dezembro, também apresentou melhoras com relação aos índices pesquisados em julho. A aprovação da gestão do prefeito, conforme a análise contratada, passou de 56,9% para 58,5%.


TIRO CURTO

• Na segunda-feira, o Departamento de Trânsito de Lajeado solicitou à Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) um “estudo técnico” sobre o fluxo de veículos na esquina entre as ruas Emílio Conrad e Pedro Kolling, no bairro Moinhos. Os acidentes são recorrentes desde agosto de 2014, quando a municipalidade inverteu a preferencial naquele ponto.

• Na edição de ontem, escrevi sobre a defasagem na publicação de conteúdos no site da câmara de vereadores de Estrela. E cometi uma tremenda barrigada. Ocorre que o Legislativo estrelense lançou um novo portal, mas ainda mantém no ar o antigo site. E foi lá, no endereço antigo, que este jornalista pesquisou (e não encontrou) algumas informações mais recentes. Feito a errata, eu convido o contribuinte a conhecer o novo portal do parlamento: www.estrela.rs.leg.br.

• Em Estrela, vereadora Tiane Ruschel Cagliari (PV) protocolou uma Indicação para o Executivo estudar as condições de trafegabilidade da Trans Santa Rita, com os objetivos de identificar pontos de risco para acidentes, deficiências na sinalização, horizontal ou vertical, e também pontos onde ocorram travessia de animais silvestres.

• Perguntinha: impressão minha ou o ímpeto do vereador João Braun (PP), de Estrela, diminuiu após o insucesso na campanha por uma vaga na Assembleia Legislativa, em 2022?

• Em Encantado, uma ausência chamou a atenção na última sessão do Poder Legislativo. O vereador Marino Deves (PP) não esteve presente. Segundo o portal da câmara, “em virtude de problemas de saúde”. Em tempo, o agente público também atua como secretário de Saúde de Nova Bréscia.

• Ainda em Encantado, o vereador Valdecir Luis Cardoso (PP) quer mais informações obre os valores de energia elétrica gastos entre os anos de 2021 e 2022, “mês a mês”. Ele quer fazer um comparativo para verificar eventual economia gerada aos cofres da câmara com a colocação das placas fotovoltaicas.

• Alguns secretários municipais de Educação do Vale do Taquari participarão de uma excursão técnica a Brasília, organizada pela Asmevat, a associação representativa desses servidores. O evento ocorre em março. No roteiro, visitas aos mais estratégicos gabinetes do Fundeb.

Acompanhe
nossas
redes sociais