Casal monta motorhome e tira antigo sonho do papel

AVENTURA

Casal monta motorhome e tira antigo sonho do papel

Mecânico, Vanderli dos Santos cuidou de toda a parte estrutural do veículo. Com trinta anos de casados, foi a primeira vez que ele e a esposa Vanderléia passaram mais de quinze dias fora da cidade

Por

Atualizado quarta-feira,
15 de Fevereiro de 2023 às 12:18

Casal monta motorhome e tira antigo sonho do papel
O micro-ônibus foi equipado com cozinha, quarto, banheiro e mesa de jantar. Crédito: Raica Franz Weiss
Lajeado

Faz 24 anos que o casal Vanderli, 52, e Vanderléia dos Santos, 50, escolheu Lajeado como lar. Em busca de melhores oportunidades de emprego e estudo para os filhos, deixaram Santo Antônio do Planalto, no norte do estado, para vir ao Vale do Taquari. Agora, mais de duas décadas depois, a casa deles mudou de endereço novamente, dessa vez, com um motorhome.

Um micro-ônibus, equipado com cozinha, quarto, banheiro, sala, mesa de jantar e até máquina de lavar roupa, garante o conforto do casal. Vanderli conta que o sonho de ter um motorhome surgiu há pouco mais de cinco anos, influenciado por um conhecido que já viajava há tempo. “Sempre víamos ele e a esposa saindo por aí e surgiu a vontade de experimentar também”, lembra.

Proprietário de uma oficina mecânica, foi Vanderli quem fez toda a parte mecânica do veículo. Para os móveis, contrataram uma empresa especializada em motorhomes. “O projeto ficou parado por um tempo, com a pandemia, mas retomamos em 2022 e ficou pronto em dezembro”, explica.

A primeira viagem ocorreu no final do ano passado, para a Lagoa dos Patos e depois Torres. Vanderléia conta que a rotina corrida do casal nunca permitiu viagens longas. “Não lembro de grandes férias juntos, sempre tinha trabalho na oficina. Essa foi a primeira vez que realmente saímos quinze dias”.

Novas experiências

A inauguração do motorhome rendeu alguns desafios. “O micro-ônibus apagou bem em cima da Ponte do Guaíba. Sorte que era domingo e eu tinha levado o meu mecânico junto”, brinca Vanderléia. Professora de artes, ela lembra que este era um dos sonhos do casal. “Sempre dizíamos que, um dia, quando nos aposentássemos, eu teria o meu ateliê e ele teria o motorhome”, conta.

Os anos foram passando e o sonho continuou. “Não nos aposentamos ainda, mas pensei: ‘Por que esperar? Temos que aproveitar a vida enquanto’”. Vanderléia inaugurou o ateliê de arte há alguns anos e leva os materiais nas viagens. A casa deles em Lajeado continua, já que os dois ainda trabalham na região. “Mas o motorhome vai facilitar nossas viagens”, explica. Pais de três filhos, contam que a família deu incentivo à ideia. “Nos ajudaram a organizar as coisas, cuidaram dos cachorros lá em casa, deram água para as plantas”.

Do pouco tempo em que experimentaram a aventura do motorhome, eles destacam as pessoas que conheceram nas viagens. Para Vanderli, quem anda de motorhome, em especial, se mostra muito solidário. “Compartilhamos rotas, sugestões, criamos laços com as pessoas”.
Além disso, Vanderléia destaca que a viagem foi boa para reaproximar o casal. “Nós descobrimos coisas juntos e conversamos mais nesse período. É um

Acompanhe
nossas
redes sociais