Acidentes no Moinhos reacendem debate sobre cruzamento

TRÂNSITO PERIGOSO

Acidentes no Moinhos reacendem debate sobre cruzamento

Modificada em 2014, preferência na esquina das ruas Pedro Kolling e Irmão Emílio Conrado gera críticas de moradores, que clamam por mais segurança no trecho. Município promete reforçar sinalização e estudar mudança

Por

Acidentes no Moinhos reacendem debate sobre cruzamento
Placas indicam obrigatoriedade de motoristas em parar. Para Departamento de Trânsito, desrespeito causa acidentes. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Um velho debate no bairro Moinhos voltou à tona após dois acidentes de trânsito no começo deste mês. Quase nove anos após a mudança na preferência, o cruzamento entre as ruas Irmão Emílio Conrado e Pedro Kolling ainda é alvo de polêmica e gera debates na vizinhança. Ciente das reclamações e transtornos, o Executivo estuda medidas para aumentar a segurança no trecho.

Hoje, quem segue pela rua Pedro Kolling tem a preferência no cruzamento. Porém, mesmo com placas de “Pare”, o desrespeito a sinalização é frequente. Alguns moradores pedem a volta da regra anterior, enquanto outros defendem a instalação de elevadas para que veículos reduzam a velocidade.

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner, uma possível inversão será analisada pelo engenheiro de tráfego do município. “Vamos esperar a posição dele. Sem esse estudo, ainda não tem como avaliar Por enquanto, o que podemos fazer é reforçar mais a sinalização”, pontua.
Renner entende que toda mudança causa impacto e que, a volta da preferencial na Irmão Emílio Conrado também causaria problemas. “Ainda não dá para saber se seria uma mudança para melhor ou pior. A troca foi feita há quase uma década. Mas a maioria dos acidentes ali ocorrem por desrespeito a sinalização”, pondera.

Trecho perigoso

Há cerca de cinco meses, Eliane Bohn trocou Dois Irmãos por Lajeado. Ela reside em uma casa na Irmão Emílio Conrado, próximo ao cruzamento. E se assustou com a quantidade de ocorrências. “Considero um trecho muito perigoso. Já no primeiro dia levamos um susto. Nesse período em que estou aqui, presenciei alguns cinco acidentes. Fora as buzinas e as freadas”, comenta.

Também moradora das imediações, Dione Zwirtes cita que cobrou providências do Executivo no trecho. Segundo ela, muitos motoristas ainda seguem a preferência antiga. “É um local de alto fluxo de veículos, com vários acidentes graves. Já vi um motoqueiro com fratura exposta jogado no pátio do lado”, reclama.

Uma solução proposta por Dione ao cruzamento é a colocação de uma elevada, semelhante à existente na esquina da Pedro Kolling com a José Schmatz. “Quase toda hora tem uma batida aqui. Alguma coisa precisa ser feita”.

Pedidos e reclamações

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Moinhos, Tania Terezinha Dossena ressalta que as reclamações chegam até a entidade, mas em quantidade menor em relação a outras demandas. “O Moinhos é um bairro muito grande, com diversos pedidos de melhorias. Se houver uma movimentação maior de moradores, com certeza vamos apoiar, pois queremos o melhor para Lajeado”, sustenta.

A Pedro Kolling é uma importante via de ligação do bairro Moinhos com o Centro da cidade, pelos fundos do Parque dos Dick. A rua foi asfaltada em 2020, com recursos do programa Avançar Cidades. Já a Irmão Emílio Conrado é uma das vias que faz a ligação dos bairros Moinhos e Florestal, conectando a rua Carlos Spohr Filho com a avenida Benjamin Constant.

Acompanhe
nossas
redes sociais