Município prepara parque para sediar Santa Flor 2023

5ª edição

Município prepara parque para sediar Santa Flor 2023

Entre as ações está a revitalização da antiga fumageira e casa da família Broenstrup

Por

Município prepara parque para sediar Santa Flor 2023
Espaço vai receber a 5ª edição da Santa Flor, que ocorrerá de 11 a 15 de outubro deste ano
Santa Clara do Sul

Um dos locais com maior riqueza cultural e histórica de Santa Clara do Sul, a antiga área de beneficiamento de fumo (Broenstrup), localizada em Picada Santa Clara, está sendo transformada num Parque de Eventos e Agrotecnologia.

Além do prédio de 1.403 metros quadrados onde funcionava a fumageira, o local possui uma casa de alvenaria com 356 metros quadrados. No total são mais de 3 hectares de área comprada pelo município.

As obras no local estão em ritmo acelerado. Além de revitalizar o prédio da antiga fumageira e a residência da família Broenstrup, o entorno está sendo preparado para sediar a 5ª edição da Santa Flor, que ocorrerá de 11 a 15 de outubro deste ano. O investimento total na obra é superior a R$ 3 milhões.

De acordo com o prefeito em exercício, Fabiano Immich, além de preservar e valorizar a história do município, que teve na antiga fumageira Brönstrup um dos marcos importantes, o objetivo é criar um local para difundir a cultura e o turismo, promover ações sociais, sediar eventos e fortalecer a agrotecnologia.

Um pouco da história

Uma das primeiras indústrias fumageiras do Rio Grande do Sul, o Broenstrup começou a operar em 1934 e funcionou até 1967. Nos 33 anos de atividades, chegou a exportar sua produção para vários países, como Holanda, França e Marrocos.

Conforme consta nos registros históricos, o primeiro funcionário da indústria foi Hugo Meurer. Instrutor de fumo, ele era natural de General Câmara. Morou em Santa Clara do Sul na época em que o município ainda era distrito de Lajeado, sendo denominado de Inhuverá. Hugo trabalhou na empresa de 1934 a 1949.

Também aparecem entre os registros como os primeiros empregados da fumageira Wedelino Boesing (instrutor), Lauro Bugs (chefe de Escritório), Osvaldo Herrmann (foguista), Carlos Maehler (classificador), Emilio Werle (caixa), Mathilde Hartmann (encavaladora), Helga Allgayer (encavaladora), Henrique Becker (instrutor), Augusto Heissler (classificador), Guilherme Feix (classificador), entre outras centenas de funcionários que fizeram história na indústria de fumo.

Acompanhe
nossas
redes sociais