Mobilização pelos mananciais

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Mobilização pelos mananciais

Por

A Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado, com sede na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), tem realizado uma série de reuniões para organizar a 16ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo. O comitê é composto por organizações públicas e privadas e entidades do terceiro setor.

Participação

A ação está agendada para dia 25 de março, às 8h, e ocorrerá simultaneamente em Lajeado, Arroio do Meio, Estrela, Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul. Devem confirmar participação os municípios de Bom Retiro do Sul, Roca Sales e Encantado. O Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari Antas, composto por 120 municípios, é apoiador da iniciativa.

Ação

Em Lajeado, ocorre no Porto dos Bruder e no Parque Ney Santos Arruda. A programação prevê o recolhimento de resíduos, separação, quantificação e destinação. Atividades culturais e esportivas completam o evento.

Quer ajudar?

Saiba como se cadastrar como voluntário na ação pelos canais parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br, (51) 3011-6900, www.acilajeado.org.br, Instagram @parceirosvoluntarioslajeado e Facebook https://www.facebook.com/parceirosvoluntarios.delajeado.9

Crédito: Divulgação


Nas ondas do rádio

Ontem foi celebrado o Dia Mundial do Rádio. O 13 de fevereiro foi instituído pelas Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Na data, em 1946, ocorreu a primeira transmissão da Rádio Unesco.

Única forma de contato

O 13 de fevereiro lembra a importância do meio. Segundo a Unesco, em alguns países, assolados pela guerra ou por desastre natural, o rádio é a única forma de comunicação. “Na África subsaariana, um quarto da população não tem acesso à internet, tudo é feito pelo rádio”, destaca Cândido Soares, da Unesco.

Singela participação

Nem de longe tenho vocação – e talento – para estar diante dos microfones. Entretanto, como jornalista, tive que aceitar o desafio de fazer singelas participações na Rádio A Hora 102.9. O tema é importante, necessário e gosto muito: o meio ambiente.


Pingos D’água

  • Antes de sair para passear com seu cão, observe o quanto a calçada está quente. As “almofadinhas” são sensíveis e podem sofrer queimaduras.
  • O Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas será celebrado em 16 de março, com ação da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.zzz

Um sol para cada um

Os gaúchos, de um modo geral, têm a previsão do tempo como pauta permanente. Neste verão, as altas temperaturas são tema em todas as rodas de conversa. E não é para menos, se considerarmos os efeitos do calor escaldante no corpo.

Hoje

A previsão para hoje, em Lajeado, é temperatura entre 20ºC e 41ºC.

Asfalto

Nestes dias, cabe a reflexão de quantas ruas realmente precisam ser asfaltadas. Bloquetes de concreto seriam uma boa opção de pavimentação, afinal não aquecem tanto e absorvem a água da chuva.



Acompanhe
nossas
redes sociais