Conselheiros tutelares conquistam reajustes  iguais aos servidores

Câmara de Estrela

Conselheiros tutelares conquistam reajustes iguais aos servidores

Proposta foi aprovada pelos parlamentares na sessão de ontem e tem o objetivo de incentivar maior participação nos processos do órgão. Vereadores votaram doação e permuta de áreas com a Mitra da Diocese de Montenegro

Por

Atualizado terça-feira,
14 de Fevereiro de 2023 às 08:36

Conselheiros tutelares conquistam reajustes  iguais aos servidores
Plenário Bento Rodrigues da Rosa recebeu entidades religiosas, moradores do interior e empresários do município. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

Os vereadores votaram e aprovaram seis projetos na reunião dessa segunda-feira, 13. Entre eles, a autorização para que os membros do Conselho Tutelar recebam reajustes salariais equivalentes aos servidores de carreira do município.

A legislação propõe uma modificação nas regras de remuneração desses profissionais, que hoje recebem R$ 1.750 mensais. A partir da aprovação, o valor será revisado anualmente junto com os demais salários dos funcionários públicos. As dificuldades encontradas para eleger conselheiros, pela falta de interesse de candidatos, foi uma das justificativas citadas.

As últimas eleições para conselheiros tutelares elegeram cinco titulares, em 2019, e quatro suplentes, em 2021, para mandatos de quatro anos. Neste ano, serão eleitos novos representantes para o órgão de atendimento a crianças e adolescentes.

Permuta de terreno

Dois projetos fazem um ajuste na posse de terras entre o poder público e a Mitra da Diocese de Montenegro. Um imóvel de 1,2 mil m² no bairro Pinheiros, na esquina das ruas Cerro Azul e Oscar Leopoldo Kasper, será doado à entidade religiosa, e no local deverá ser construída uma nova igreja vinculada à Paróquia São Cristóvão.

Na outra proposta, duas áreas que somam cerca de 6,3 mil m² nas Linhas Delfina e Lenz, parte delas ocupada pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Pedro Jorge Schmidt e Arnaldo José Diel, que pertencem à Mitra, passam ao município. Em permuta, uma área de 1,5 mil m², na rua Valter Pedro Caye, no bairro Imigrantes, fica entregue à Diocese.

Falta de água em pauta

Após registros de faltas de água nos bairros Imigrantes e Pinheiros nos últimos dias, o assunto foi levado à tribuna pelos vereadores João Braun (PP) e Volnei Zancanaro (União Brasil). O progressista criticou a atuação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e pontuou soluções paliativas, que não impediram os moradores de terem transtornos. “Isso atenta contra a dignidade humana”, exclamou.

Zancanaro mencionou uma reunião que teve com a gerência municipal da companhia e defendeu o trabalho da equipe. Ele anunciou ainda que dois poços serão instalados no bairro Boa União, o que deverá minimizar os problemas da região mais alta da cidade. “No próximo verão não teremos mais falta de água, a não ser que estoure um cano”, concluiu.

Acompanhe
nossas
redes sociais