Professor aposentado lança livro sobre a história de Forqueta

RESGATE DA COLONIZAÇÃO

Professor aposentado lança livro sobre a história de Forqueta

Exemplar com mais de 400 páginas traz um resgate histórico da colonização do distrito, iniciada em 1870

Por

Professor aposentado lança livro sobre a história de Forqueta
Professor e historiador Paulo Alécio Weizenmann lança o livro e pretende registrar a história do distrito colonizado em 1870. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Resgatar uma história de colonização iniciada em 1870. É com este objetivo que o professor aposentado e historiador Paulo Alécio Weizenmann prepara o lançamento do livro “Forqueta, Nosso Paraíso”. O exemplar, com mais de 430 páginas, está em fase de conclusão e será apresentado no dia 17 de março, em evento no Clube Esportivo Forquetense.

Weizenmann é formado em História e, por mais de 35 anos, juntou escritas, rascunhos, histórias e fatos curiosos ocorridos na comunidade, com base no relato de moradores, livros antigos e ex-moradores do distrito. “Sempre tomava nota do que me relatavam. E tudo isso foi juntado e arquivado”, comenta. O professor então, há dois anos e meio, decidiu juntar organizar o acervo e preparar um exemplar único com toda a história de Forqueta.
A intenção inicial é lançar 500 exemplares. O livro conta com mais de 200 fotos e também históricos de entidades importantes da comunidade, como a Escola Professor Arlindo Back, o grupo de danças, igrejas e a Sociedade Esportiva.

Foi Weizenmann quem organizou todo o acervo histórico. Na redação e organização de páginas, contou com o auxílio da filha Cristina Weizenmann, enquanto a esposa Isoldi Warken organiza o evento de lançamento. A parte gráfica é de responsabilidade da Centergraf, de Santa Clara do Sul.

O nome foi escolhido com base no sentimento de moradores. “É muito comum ouvir de pessoas e turistas que conhecem a Forqueta de que aqui é um paraíso. Os moradores também têm essa impressão, então isso foi registrado no título do livro”, explica. Segundo ele, até hoje a comunidade mantém uma identidade independente, como poucas. “Nós aqui temos hinos próprios e bandeira. Só pra ter idéia”.

História de Forqueta

O distrito está localizado na margem esquerda do rio Forqueta, em Arroio do Meio. Forqueta é ligada ao centro e ao município de Travesseiro pela VRS-811. A rodovia possui 11 quilômetros de extensão e corta as duas cidades.

O distrito possui uma extensão territorial de 30 quilômetros quadrados e é formado pelas localidades de Forqueta Baixa, Esperança, Treze de Maio, Linha Bitsch e sede. No local, ainda hoje funciona uma subprefeitura. No total são cerca de mil moradores. Claus Hinrich Schnack é considerado um pioneiro da localidade. Natural de Hamburgo, hoje Alemanha, faleceu em 20 de fevereiro de 1908 e foi sepultado no Cemitério Evangélico.

Claus chegou ao Brasil em 1870 e mais adiante mudou-se para São Caetano. Com o passar dos anos adquiriu uma colônia em Forqueta. Após uma grande enchente em 1973, Claus construiu uma casa na parte mais alta, fez as demarcações em suas terras, abriu as primeiras roças e atuou como agrimensor (topógrafo) dando origem aos primeiros loteamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais