Povo de Terreiro é foco de conferência em Venâncio

NA PRÓXIMA TERÇA

Povo de Terreiro é foco de conferência em Venâncio

No evento será criado um conselho municipal dos Povos de Terreiro. O objetivo é dar visibilidade às demandas das casas religiosas

Por

Povo de Terreiro é foco de conferência em Venâncio
Crédito: Divulgação
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o tema “Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: contribuições da Tradição de Matriz Africana e Afro-Umbandista”, ocorre na terça-feira, 14, a 1ª Conferência do Povo de Terreiro. O evento, das 17h às 21h, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, é promovido pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.

A programação é aberta a que tem vivência em casa de religião de matriz africana. Na oportunidade, serão debatidos os eixos “Intolerância Religiosa”, “Saúde, segurança e economia dentro dos valores de terreiro” e “Entendimento religioso” pela representante do Conselho Estadual do Povo de Terreiro, Iya Olorisa Silvia de Osun.

A conferência é uma iniciativa da prefeitura de Venâncio Aires ,em parceria com o Governo do Estado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, o evento busca dar visibilidade às demandas das casas religiosas do município e incentivar a quebra de tabus. No dia, será criado um conselho municipal dos Povos de Terreiro.

Sobre Iya

Iya Olorisa Silvia de Osun foi iniciada na divindade de origem dos povos Yorùbás e é liderança do primeiro Templo de Candomblé de Santa Maria. A painelista é filiada ao Movimento Negro Unificado (MNU) e compõe a Rede Nacional das Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro). Ela também participa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) na Universidade Federal de Santa Maria.

Acompanhe
nossas
redes sociais