Há 50 anos, um novo endereço para a Motomecânica

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos, um novo endereço para a Motomecânica

Por

Exatamente cinco décadas atrás, no dia 13 de fevereiro de 1973, a Motomecânica, de Lajeado, inaugurava suas novas instalações junto ao trevo da Rodovia Presidente Kennedy (BR-386). Até então, a Oficina Mecânica Central, como era chamada no passado, funcionava na rua Júlio de Castilhos, no local onde hoje está a Caixa Econômica Federal.

Na época, a mudança de endereço foi considerada ousada pela comunidade, já que o núcleo urbano de Lajeado era centrado na Júlio de Castilhos. Naquele tempo, o “Morro da Formiga”, como era chamado o local devido aos muitos formigueiros, ficava distante, “no mato” de Lajeado.
Uma novidade das novas instalações em 1973, conforme contava o Jornal Nova Geração, era o Fuca-Bar, uma lancheria para atender aos clientes dentro da concessionária.

Cinquenta anos depois, a empresa continua no mesmo local histórico, na entrada de Lajeado. Concessionária Volkswagen desde 1957, a Motomecânica de Lajeado é uma das mais antigas do Brasil, com o número 83 de registro.

Local das futuras instalações da Motomecânica. A área onde o prédio seria construído está circulada em verde

 

Da esquerda para direita, Bernard Elland (representante da Volkswagen), o radialista Gastão Valandro, Rubert Tietz, Alípio Hüffner (prefeito de Lajeado) e Erny Stalschmidt (um dos fundadores da Motomecânica) no dia da inauguração do novo prédio;. Crédito: Acervo Motomecânica

 

A foto é de 1945, quando a empresa trabalhava com reparos e manutenção dos poucos veículos que existiam em Lajeado. Acervo Motomecânica


HÁ 20 ANOS

Dia de Nossa Srª de Lourdes

As festas em homenagem à santa movimentavam o Vale do Taquari. As comemorações ocorriam em Doutor Ricardo, Pouso Novo, Canudos do Vale e Capitão.

Na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Doutor Ricardo, foram inauguradas as novas escadarias de acesso. Eram 142 degraus que facilitavam a chegada ao santuário, com o investimento de R$ 41 mil.

Conforme reportagem do Jornal O Informativo, a gruta foi descoberta pelo padre Vitório Scopel e alguns caçadores nos anos 50. Foi em 1958 que o local foi inaugurado e as missas em homenagem à santa começaram.

Na comunidade de Rui Barbosa, em Canudos do Vale, outra gruta recebeu fiéis. Cerca de duas mil pessoas se reuniram na tradicional festa que, já naquela época, ocorria há 22 anos na localidade.

Em Canudos do Vale, imagem do Menino Jesus foi carregada durante a procissão. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 

Acompanhe
nossas
redes sociais