Expectativa x realidade

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Expectativa x realidade

Por

Todo governo que começa traz expectativas para a sociedade e os que votaram nele ainda mais. No fundo, acreditamos que tudo vai melhorar. Mas nem sempre é assim. Quando sou questionado sobre o que estou achando do governo Lula, respondo que é muito cedo e que de fato, ele ainda nem começou a governar.

É pouco tempo para ter noção de como será seu governo. Nem esquentou a cadeira. Os contrários a Lula podem estar se questionando, prometeu tanto e até agora nada. Na realidade, quando falamos de política, é sempre mais do mesmo. Lula é o “maior político” do Brasil, como se diz, sabe lidar com a coisa. Por enquanto, sua principal oratória é atacar o governo que se foi e os altos juros. Pelo menos este ano, vai continuar gerando expectativas. A realidade, bom, esta, todos nós conhecemos.


De “pires na mão”

Uma comitiva de prefeitos gaúchos que esteve em Brasília nesta semana voltou para o Sul sem esperança de ter recursos para amenizar os efeitos da severa seca. Conforme relato de um deles (pediu para não ser identificado), os assessores e os próprios ministros parecem perdidos. “Só discurso, nada de solução”.


Em obras

Passando na frente do prédio do antigo “Cine Alvorada” vi que o mesmo está fechado. Os estabelecimentos que atendiam no local se mudaram. Parece, olhando para dentro do prédio, que está em obras. Tomara que seja revitalizado. Faz parte da história de Lajeado.


Não conhecia

Aproveitei minhas férias para visitar alguns pontos da cidade de Lajeado que há tempo não fazia. Convidei a família para ir ao Parque do Engenho, visitar a Santinha, algo que meus filhos nem sabiam que existia. E, pasmem, fiquei impressionado com o Engenho. Está bonito, muito bem cuidado pela Prefeitura (Secretaria do Meio Ambiente) e frequentado por famílias. Não sabia que tinha um local de caminhada ao longo do lago e acredito que boa parte dos lajeadenses nunca pisou lá.

Crédito: Fabiano Conte


Por dentro:

• Cirurgião-dentista Diego Pretto, vereador em Encantado, foi nomeado membro da comissão parlamentar do Conselho Federal de Odontologia.

• Prefeito de Encantado, Jonas Calvi precisa decidir este ano para que partido migrará se desejar concorrer a reeleição em 2024. Ele é filiado ao PTB, que deixa de existir. Calvi deve levar a decisão até a reta final, mas nos bastidores se fala do ingresso no partido do governador Leite, o PSDB.

• Sete vereadores de Travesseiro filiados ao PTB também começam a pensar para que sigla irão. O mais provável que seja para o MDB ou PP, partidos do prefeito e vice, respectivamente.

• O PDT definiu que Airton Artus será o vice-líder da bancada do partido na Assembleia. O líder será o deputado reeleito, Eduardo Loureiro, ex-prefeito de Santo Ângelo, que está no terceiro mandato.

• As tradicionais escolas de samba Irmãos da Opa e Batutas da Orgia, da cidade de Taquari, não desfilarão no Carnaval deste ano. A Prefeitura da cidade cancelou o evento. Prometem voltar com força em 2024.

• Ex-presidente Dilma Rousseff receberá salário de US$187,7 mil (R$ 992 mil) por ano, além de bonificação que chega a até 26% desse total, se for para a China assumir o Novo Banco de Desenvolvimento, o “banco dos Brics”, com sede em Shanghai.

Acompanhe
nossas
redes sociais