Comunidade propõe mudanças durante revisão do Plano Diretor

BOM RETIRO DO SUL

Comunidade propõe mudanças durante revisão do Plano Diretor

Audiência pública para debater projetos e diretrizes sobre ocupação do solo reuniu cerca de 70 pessoas no auditório do centro administrativo. Etapa envolve análises e sugestões da população para elaboração da proposta

Por

Comunidade propõe mudanças durante revisão do Plano Diretor
Arquiteto ressaltou a possibilidade de melhorias e conexões com as estradas de Estrela. Crédito: Karine Pinheiro
Bom Retiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma audiência pública para revisar e debater propostas para atualização do Plano Diretor reuniu cerca de 70 pessoas no auditório do centro administrativo na tarde de terça-feira, 7. A legislação, que deve ser revisada a cada dez anos, foi atualizada pela última vez em 2008. A apresentação foi do arquiteto e urbanista Marcelo Heck, representante da empresa contratada para estudo e elaboração do projeto.

Após avaliação e diagnóstico do território, os resultados do estudo foram apresentados. O arquiteto explica que a participação da população nas audiências é de suma importância, pois as atualizações interferem diretamente na vida dos moradores.

O diagnóstico constatou que a população cresceu e se concentrou na direção norte do município, próximo aos limites com Estrela. Desta forma, Heck esclarece a necessidade orientar o desenvolvimento populacional. “Por isso é proposto que as expansões urbanas aconteçam para o lado leste, mas com cuidado para não espalhar a zona central”, afirma.

Ainda que a propensão seja de crescimento em direção ao interior, o arquiteto ressalta a possibilidade de melhorias e conexões com as estradas de Estrela. O objetivo do município é também estabelecer áreas rurais de acordo com o segmento e possibilidade de escoação dos produtos primários.

“Tem localidades focadas em produção aviária, assim como também tem locais produzindo grãos. Desta forma é necessário cuidar para que outras pessoas não fixem residência em espaços em que vão se incomodar com cheiros e produtos e prejudicar o trabalho dos agricultores, assim como existe uma estratégia para acesso e transportes dessas matérias”, esclarece.

Além disso, a tendência é que o crescimento populacional fique estagnado. Conforme o estudo apresentado, a população de Bom Retiro do Sul deve se manter entre 12 mil e 13,2 mil habitantes até 2040.

Vias e trânsito

Hoje a principal via da cidade é a ERS-128, que culmina na avenida Senador Pinheiro Machado. O fluxo de pedestres, veículos leves e de grande porte resulta no congestionamento da rua. As vias secundárias, por vezes, acabam em ruas sem saída. Desta forma, Heck destaca a necessidade de readequar o tráfego na área urbana e criar rotas alternativas pelo interior.

Uma das possibilidades é a utilização das ERS-129, em direção a RSC-287 para circulação de veículos pesados. Desta forma, seria possível viabilizar a criação de um distrito industrial próximo à rodovia e explorar uma área da cidade pouco ocupada.

Outras tendências

Além do projeto de reestruturação do Parque da Marina, que deve ser lançado nos próximos dias, também foi levantada a possibilidade da construção de um mirante no Cerro dos Gomes e ações para ecoturismo e turismo rural.

O secretário de Administração e Planejamento, Carlos Henrique Dullius, destaca que a revisão era prevista no plano de governo. Após sugestões da comunidade, a proposta deve ser apresentada e discutida em mais uma audiência pública, além de receber o aval da câmara para ser executada.

Acompanhe
nossas
redes sociais