Projeto visa transformar resíduos em energia

INOVAÇÃO NO VALE

Projeto visa transformar resíduos em energia

Iniciativa do Codevat em parceria com a Univates aguarda recursos da Consulta Popular. Investimento no diagnóstico e definição do modelo de usina é estimado em R$ 785,7 mil

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Fevereiro de 2023 às 08:30

Projeto visa transformar resíduos em energia
Projeto de biogás para gerar energia no Paraná inspira líderes do Vale do Taquari . Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Transformar um passivo ambiental em ativo econômico. Esse é o desafio debatido por líderes da região. Entre as alternativas está a transformação de dejetos de suínos e de outros animais, além de resíduos industriais, em biogás. O projeto foi um dos mais votados na Consulta Popular do ano passado.

A partir dessa prioridade, o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) em parceria com a Univates desenvolvem proposta para geração de energia. A elaboração do estudo de viabilidade econômica e ambiental para a região terá o aporte de R$ 785,7 mil do Estado.

Ainda não há previsão de quando os valores serão liberados. Enquanto isso, avançam os debates internos para a melhor estratégia dos investimentos. De acordo com o presidente do Codevat, Luciano Moresco, em 2021 uma comitiva do Vale visitou exemplos com biodigestores no Paraná. “Na época se falava dos custos elevados em implementar. As tecnologias evoluíram e está mais próximo da nossa realidade.”

O estudo deve apontar, por exemplo, a quantidade de usinas, o formato de exploração da atividade e a disponibilidade de matéria orgânica. À frente desse trabalho está o professor e especialista em Engenharia Ambiental, Odorico Konrad. “Por muito tempo se focou somente na destinação de dejetos suínos.

Percebemos também potencial de aproveitar outros resíduos de animais e indústrias.”
Além do aspecto ambiental, Konrad reitera a importância do modelo se tornar sustentável. “O recurso público é essencial na fase inicial, depois a estrutura precisa se pagar.” Ele observa também o bom momento para investir em alternativas de energia limpa, seja elétrica ou combustível a partir de biometano.

Exemplo do Paraná

Propriedades rurais em Entre Rios do Oeste (PR) estão conectadas a uma rede coletora de 20,6 quilômetros que transporta o biogás até uma central termelétrica de 480kW de potência instalada com dois grupos motogeradores. Na minicentral, o biogás é transformado em energia elétrica, que por sua vez compensa o consumo dos prédios públicos.

Hoje, o município conta com aproximadamente 4 mil habitantes. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a cidade concentra um plantel de 155 mil suínos, sendo o quarto maior produtor do estado e o 16º do Brasil. No Vale do Taquari o alojamento é estimado em 1,9 milhão. Por ano, são gerados em média 5,7 milhões de toneladas de dejetos.

Acompanhe
nossas
redes sociais