Guaporé publicará edital de miniusinas para geração de energia solar

MEIO AMBIENTE EM PAUTA

Guaporé publicará edital de miniusinas para geração de energia solar

Projeto inédito no Vale pretende reduzir gasto, com fonte renovável e limpa, para abastecer prédios públicos

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Fevereiro de 2023 às 14:15

Guaporé publicará edital de miniusinas para geração de energia solar
Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)
Guaporé
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Guaporé deve publicar na próxima semana o edital de parceria público-privada (PPP) para instalação, operação e manutenção de miniusinas de geração de energia fotovoltaica. O projeto é pioneiro no Vale do Taquari, segundo o secretário da Fazenda, Eduardo Rocco, em participação no quadro Meio Ambiente em Pauta, da Rádio A Hora 102.9.

A energia produzida abastecerá prédios públicos, como escolas e ginásios, e deverá diminuir os gastos em até 10% na fase inicial. O investimento projetado é R$ 9 milhões. Atualmente o gasto é de R$ 150 mil mensais. Os principais objetivos da iniciativa são a economia financeira, e o uso de energia limpa e renovável. Algumas miniusinas serão colocadas próximo a escolas para estimular a educação ambiental.

As empresas que tiverem interesse em participar devem acessar o edital, que deve ser publicado nos próximos dias no site da prefeitura, e se inscrever. Dúvidas podem ser sanadas via ligação telefônica para a Secretaria da Fazenda.

O prazo de concessão para a empresa vencedora do certame, que construirá e gerenciará a usina fotovoltaica, será de 25 anos. Os investimentos serão arcados integralmente pela contratada via PPP. A licitação será na modalidade de concorrência com a divulgação da empresa vencedora para o mês de março.

O quadro “Meio Ambiente em Pauta” é apresentado às sextas, a partir do meio-dia, dentro do programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, com apresentação de Fabiano Conte. O quadro tem coapresentação da jornalista Luciane Ferreira.

Ouça o quadro na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais