Curso de culinária para detentas forma segunda turma em Lajeado

"NA COZINHA COM A LANGUIRU"

Curso de culinária para detentas forma segunda turma em Lajeado

Sete detentas receberam certificado em solenidade na tarde desta quinta-feira, 9

Por

Atualizado quinta-feira,
09 de Fevereiro de 2023 às 18:01

Curso de culinária para detentas forma segunda turma em Lajeado
Crédito: Éderson Moisés Käfe
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Sete detentas do Presídio Estadual de Lajeado concluíram, na tarde desta quinta-feira, 9, o curso de culinária “Na Cozinha com a Languiru”. O projeto está em sua segunda edição na casa prisional e foi realizada ao longo de um ano, com aulas a cada duas semanas e diversos módulos com “carnes de aves”, “lanches práticos” e “conceitos essenciais para cozinhas”. A capacitação foi voltada para restaurantes e padarias.

Na visão da diretora do presídio, Rita de Cássia Donini, iniciativas como o “Na Cozinha” são capazes de transformar a vida das apenadas, pois as qualificam para futuras oportunidades e contribuem para um melhor retorno ao convívio social.

Responsável por ministrar as aulas, a chefe de cozinha, Christiana Garcia, definiu a experiência como “um legado indescritível” dada a sua importância. Ela afirmou que estar convicta de que o curso formou profissionais comprometidas.

O gerente executivo de varejo, marketing e cooperativismo da Languiru, Alexandre Marcelo Schneider, salientou que as empresas devem cada vez mais estar comprometidas com as questões sociais. Nesse sentido,  a diferença  se percebe não quando a organização fala, mas no feedback positivo dos participantes.

O projeto

O treinamento faz parte do processo de ressocialização em que as detentas recebem qualificação para ingressar no mercado de trabalho quando cumprirem a pena. É coordenado pela Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo com apoio da Languiru. A cooperativa fornece os alimentos utilizados nas aulas e se responsabiliza pelo pagamento da chefe de cozinha que ministra o treinamento. Os seis módulos são: conceitos essenciais para cozinhas, primeiras receitas, carnes de aves, o uso do leite em massas e doces, lanches práticos para o empreendedorismo e receitas sofisticadas.

Confira as entrevistas 

Rita de Cássia Donini – Diretora do Presídio

Christiana Garcia – Chefe de cozinha 

Alexandre Marcelo Schneider – Gerente executivo de varejo, marketing e cooperativismo da Languiru

 

Acompanhe
nossas
redes sociais