IBGE intensifica visitas para concluir Censo ainda este mês

ATRASO EM LAJEADO

IBGE intensifica visitas para concluir Censo ainda este mês

Intenção é recensear pelo menos 1,9 mil das 2,5 mil residências cujos moradores não responderam ao questionário. Coleta de dados deve se estender até fim de fevereiro em todo o país

Por

Atualizado quarta-feira,
08 de Fevereiro de 2023 às 08:23

IBGE intensifica visitas para concluir Censo ainda este mês
Boa parte dos recenseadores já foram liberados. Hoje, apenas dez atuam em Lajeado. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

A coleta de dados ao Censo Demográfico chega ao sétimo mês com o desafio de concluir o trabalho de campo ainda em fevereiro. Esta é a nova projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após sucessivos atrasos. No Vale do Taquari, apenas Lajeado segue com recenseadores nas ruas.

Segundo o coordenador do Censo na região, Paulo Hamester, ainda restam cerca de 2,5 mil domicílios a serem recenseados na cidade. Boa parte são de pessoas que não foram localizadas pelos recenseadores nas primeiras visitas. Mas também há casos de moradores que se recusaram a responder o questionário.

“Temos que baixar esse número para, pelo menos, 1,9 mil. Precisamos ficar dentro da meta de, no máximo, 5% de domicílios não recenseados. Vamos seguir com o trabalho e pretendemos concluir até o final de fevereiro”, salienta Hamester. Essas residências, segundo ele, estão espalhadas por diversos bairros, não sendo possível identificar um local com demanda maior.

A projeção do IBGE é de que Lajeado tenha em torno de 38 mil domicílios. Destes, cerca de 35,5 mil já foram recenseados durante o Censo. Nos outros 23 municípios da área de cobertura do IBGE de Lajeado, há apenas casos pontuais de revisão, com a coleta já encerrada.

Poucos nas ruas

No auge da coleta de dados do Censo, cerca de 200 recenseadores atuaram na região. Esse número baixou gradativamente, na medida em que o trabalho de campo era finalizado nos municípios vizinhos. Só Lajeado chegou a ter 50 pessoas em atuação de forma simultânea. Hoje, são dez. Mais seis estão na parte de revisão.

Morador de Arroio do Meio e experiente em censos, o produtor rural Jacó Gilberto Rauber, se ofereceu para atuar em Lajeado na reta final da coleta. “É o terceiro que participo. Nem tinha me inscrito, mas a chefe do setor, que era a mesma do Censo anterior, me convocou. Fiz na minha cidade, depois ajudei em Santa Clara e agora estou dando uma mão em Lajeado”, comenta.700 mil no RS

Em nível estadual, o Censo já contabilizou cerca de 10,3 milhões de gaúchos. Porém, pelas projeções do IBGE, restam 200 mil domicílios a serem visitados. A projeção é de que até 700 mil moradores ainda não foram recenseados.

Segundo a coordenação operacional do Censo no RS, a intenção é aplicar os questionários em, no mínimo, 95% da população de cada cidade. Em boa parte dos municípios com população inferior a 100 mil pessoas a coleta já foi finalizada. Os maiores gargalos estão

Coleta de dados

• O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a execução de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada;

• Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do país.

Acompanhe
nossas
redes sociais