Comitiva do Governo RS debate medidas para enfrentamento da estiagem

EM BRASÍLIA

Comitiva do Governo RS debate medidas para enfrentamento da estiagem

Reuniões em Brasília seguem nesta quarta-feira com objetivo de diminuir impactos da falta de chuva para o setor agrícola e atender população que não tem acesso a água potável

Por

Comitiva do Governo RS debate medidas para enfrentamento da estiagem
Crédito - Sabrina Ribas/Ascom Casa Militar
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A comitiva do Executivo gaúcho que está em Brasília articulando ações de enfrentamento à estiagem participou, nesta terça-feira (07), de mais uma série de compromissos com autoridades federais para discutir, além da crise no setor primário provocada pela falta de chuva, temas como agronegócio, ações de proteção e defesa civil e políticas públicas voltadas a comunidades vulneráveis.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e o subchefe da Defesa Civil estadual, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, foram recebidos pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros.

Entre as pautas da reunião, estava a solicitação de alteração da Portaria Interministerial 1, de julho de 2012, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para que o Rio Grande do Sul seja incluído em políticas públicas que ofertam ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca.

Também foram discutidas ações para mitigar a estiagem que afeta o Rio Grande do Sul, especialmente aspectos preventivos, tendo em vista que a questão climática tem sido recorrente. “Quem precisa de água não pode esperar”, disse Barreiros.

A comitiva, reforçada pelos secretários de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e de Assistência Social, Beto Fantinel, esteve em audiência com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

Novas audiências nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (8), a comitiva paricipa de uma audiência com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e à tarde, com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais