Aos 90 anos, “Tia Maria” vem de Porto Alegre para correr o Circuito dos Vales

“Não penso em parar”

Aos 90 anos, “Tia Maria” vem de Porto Alegre para correr o Circuito dos Vales

Famosa por correr de chinelo e uniformizada com as cores do Grêmio, idosa é exemplo de amor ao esporte

Por

Atualizado quarta-feira,
08 de Fevereiro de 2023 às 08:23

Aos 90 anos, “Tia Maria” vem de Porto Alegre para correr o Circuito dos Vales
Ontem “Tia Maria” veio de Porto Alegre para Lajeado realizar a inscrição nas cinto etapas do Circuito dos Vales . Crédito: Caetano Pretto
Vale do Taquari

Exemplo de dedicação e amor ao esporte. É assim que pode ser definida Maria Bispo Rodrigues, a “Tia Maria”. Moradora do Bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, os 90 anos não a impedem de seguir correndo. Ontem, pegou um ônibus e veio até Lajeado com um único objetivo: realizar a inscrição nas cinco etapas do Circuito dos Vales.

Quem já correu o Circuito com certeza já foi impactado com Tia Maria. Além da idade, o figurino também é marcante. Ao invés do tradicional tênis e da camisa de corrida, a idosa vai às ruas e corre de chinelo e traje do Grêmio, outro de seus grandes amores. “Já tentaram me dar pares de tênis de presente, mas não adianta. Prefiro correr de chinelo, acho mais confortável. Se quiserem me dar um presente, que sejam novas Havaianas”, brinca.

Maria conta que começou a correr e competir em 1988. Sempre levou jeito para a coisa, e com isso pegou gosto. Mais do que uma atividade física, a corrida virou parte do seu sustento. Hoje conta orgulhosa que construiu uma “casa grande” só com o dinheiro que recebeu de premiação. “Cheguei a ganhar R$ 600 em algumas provas quando o salário mínimo estava abaixo dos R$ 100. Saía da corrida e ia direto para a serralheira comprar material de construção. Era muito dinheiro na época, e com isso consegui construir a casa onde moro.”

A corredora de Porto Alegre é famosa no Circuito dos Vales por sempre estar de chinelo e trajada com as cores do Grêmio. Crédito: Caetano Preto

Baiana, mãe de 23 filhos

Maria Bispo nasceu em 1933, mas só foi registrada em 1943, por isso conta que às vezes há confusão sobre a sua idade. Sua cidade natal é Salvador, na Bahia, mas já rodou bastante pelo Brasil. Passou por São Paulo e desde a década de 1960 está em Porto Alegre. Aos 90 anos, tem 23 filhos e perdeu a conta de quantos netos e bisnetos. “Pior que eu tinha tudo anotado em um caderninho, mas um dia algum filho meu levou e então perdi as contas”, diz.

Em uma época em que há desculpa para tudo, ela não tolera ser chamada de velha e nem ouvir desculpas quando alguém tenta justificar a ausência da prática de atividade física. “Vou dar um conselho para essas pessoas que tem mais de 60 anos. Por favor, gente. Deixe a cama para lá, o sofá de lado. Vem para a rua. Vem caminhar. Tenta correr. Hoje é difícil o idoso dizer que não consegue mais fazer nada. Eu tenho 90 anos e não penso em parar.”

No Circuito desde o início

Ontem “Tia Maria” veio de Porto Alegre até o Grupo A Hora para realizar a inscrição no Circuito dos Vales. Ela é uma dos mais de 500 participantes que compraram o combo para as cinco etapas. Mais do que isso, participa do maior evento de corridas do estado desde os primórdios, em 2015. Por isso, sabe que a maioria das pessoas da região que correm a conhecem.

Além do Circuito, participa de diversas outras provas ao longo do ano. Para 2023, já está inscrita na Maratona de Porto Alegre e em várias provas organizadas pelo Sesc. “Tenho que ao menos tentar, ir para a rua, ver o movimento, conversar com pessoas novas. Correr é muito bom e faz bem para o corpo e para a nossa mente”, afirma.

Inscrições abertas

O Circuito dos Vales já tem as cinco sedes e as datas anunciadas para 2023. A partir de março, Arroio do Meio, Estrela, Lajeado, Travesseiro/Marques de Souza e Teutônia recebem o maior circuito de corridas do estado. As inscrições para o combo estão no segundo lote e mais de 500 corredores e ciclistas já confirmaram participação. Mais informações no Instagram @circuito_dos_vales.

Acompanhe
nossas
redes sociais