Revisão legislativa revoga 206 leis em dois anos em Lajeado

ENTREVISTA

Revisão legislativa revoga 206 leis em dois anos em Lajeado

São normativas que não se aplicam mais e podem gerar dúvidas aos usuários e contribuintes, explicam vereadores

Por

Atualizado terça-feira,
07 de Fevereiro de 2023 às 11:41

Revisão legislativa revoga 206 leis em dois anos em Lajeado
Vereadores de Lajeado Alex Schmidt e Heitor Hoppe integram a Comissão Temporária de Revisão Legislativa (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Comissão Temporária de Revisão Legislativa da Câmara de Vereadores de Lajeado revogou 206 leis em dois anos. Conforme o vereador relator Heitor Hoppe (PP), “são leis que não se aplicam mais e podem gerar dúvidas aos usuários e contribuintes que querem buscar alguma informação. Ficam obsoletas com o passar do tempo.”

Segundo Alex Schmitt (PP), que é advogado e participou das análises, a comissão atuou com o propósito de avaliar a legislação em vigor para propor alteração, simplificação de texto e revogação de legislação que já tenha perdido o sentido.

Exemplo disso é a lei municipal que punia o taxista que trocar de estação de rádio sem autorização do passageiro. “O advogado e o contador tem muitas vezes o seu trabalho dificultado, porque há legislação sobrepostas. E aí fica na dúvida. Qual se aplica?” Argumenta.

A comissão continuará o trabalho. O município tem quase 10 mil leis vigentes. “Este trabalho quer instituir uma cultura nova no município. O legislador não deve somente criar leis para mostrar trabalho, mas atuar para facilitar da vida das pessoas.”

Para Schmitt, o trabalho feito até agora é de estágio inicial. E a cereja do b0lo será quando chegar o estágio de compilar dez leis em uma.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais