Recorde na geração de energia

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Recorde na geração de energia

Por

Crédito: Divulgação

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis alcançou a marca de 92% no ano passado. O resultado, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e noticiado pela Agência Brasil, mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos.

Cenário hídrico

Segundo a CCEE, o resultado se deu, entre outros fatores, a um cenário hídrico-climático favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água e da expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol.

Hidrelétricas têm maior fatia

No ano passado, as usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado. As eólicas, 14,6%, e as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas (PCH), solar e as centrais geradoras hidrelétricas (CGH), foram responsáveis por 11,8%

Água é recurso renovável?

Sim e não. Até pouco tempo, a água era considerada um recurso renovável, infindável. Entretanto, surgiram novos estudos e conceitos que fazem a teoria cair por terra. Tudo depende do estoque que a água será extraída como recurso. Em um aquífero profundo, por exemplo, apesar de, possivelmente, apresentar grande quantidade, a água é um recurso não-renovável.

Solar cresceu mais

A geração solar centralizada foi o maior destaque, com aumento de 64,3% em comparação a 2021. A eólica cresceu 12,6%, e a produção de energia a partir da biomassa, que tem como principal matéria-prima o bagaço da cana-de-açúcar, registrou um leve aumento de 0,3%.

Não renováveis

Em relação à geração por fontes não renováveis, a maior participação foi por fonte térmica a gás, com 45,0%, seguida de fonte nuclear, com 28,3% , carvão mineral, com 12,8%, e as demais fontes (térmica, GNL, óleo, gás/óleo, importação e reação exotérmica) com 13,8%.

Limpa e eficiente

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamentos no valor de R$ 3,5 bilhões para a implantação de dois complexos eólicos e um solar e as respectivas linhas de transmissão, na Bahia e em Minas Gerais. Os investimentos totais alcançam R$ 10,6 bilhões. A energia gerada será equivalente à necessária para atender cerca de 2,6 milhões de residências.

Menos emissões

Com os dois complexos serão evitadas emissões superiores a 8,6 milhões toneladas de CO2.


Yanomami: só piora

No domingo, uma criança de apenas um ano e cinco meses de idade morreu se desnutrição grave e desidratação, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O socorro, de helicóptero, foi prejudicado devido às condições do tempo. Nos últimos quatro anos, foram registradas 570 mortes de crianças no território.


Meninas

Denúncias dão conta que pelo menos 30 meninas e adolescentes yanomami estariam grávidas, vítimas de abusos cometidos por garimpeiros.


Imprensa

A situação dos yanomami não é de hoje. Embora tenha sido denunciada por lideranças indígenas e organizações indigenistas há anos, foram as imagens divulgadas pela imprensa, em janeiro, que chamaram a atenção das autoridades e repercutiram na opinião pública.


Providências

Espero que as providências tomadas agora surtam efeito e tenham continuidade. Mais do que isso, é preciso um olhar mais atento a tantos outros grupos de povos tradicionais espalhados pelo país.

Acompanhe
nossas
redes sociais