Municípios da parte alta do Vale buscam selo de qualidade da erva-mate

ENTREVISTA

Municípios da parte alta do Vale buscam selo de qualidade da erva-mate

Requerimento à chancela deve ser encaminhado até julho de 2024

Por

Municípios da parte alta do Vale buscam selo de qualidade da erva-mate
Foto: Rodrigo Gallas
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate) deve encaminhar projeto até julho de 2024 para buscar o selo de qualidade do produto, chamado de Indicação Geográfica (IG).

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o presidente da associação, Clóvis Roman, a membro do conselho do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Ariana Maia, e a gerente do Sebrae, Liane Klein detalham as vantagens e os trâmites na busca da chancela.

De acordo com o Roman, as vantagens da IG são várias, como manter os agricultores familiares nesta atividade de forma sustentável, ganhos no turismo, no comércio, na profissionalização do produtor e da indústria.

Roman afirma que este selo vai colocar a região do Alto Taquari em evidência dentro do setor no estado, no país e também, futuramente, poderá chegar a outros países. O trabalho é desenvolvido desde o segundo semestre de 2022 pelos pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria Estadual.

A solicitação vai abranger os municípios de Ilópolis, Arvorezinha, Itapuca, Fontoura Xavier, Anta Gorda, Putinga e Doutor Ricardo. A região polo é formada 2.710 pequenas propriedades, distribuídas em 19 mil hectares. Somente em 2022, 184 mil toneladas de erva-mate foram produzidas.

O trabalho de busca de certificação é desenvolvido em conjunto pelas prefeituras, conselhos municipais, Emater/RS-Ascar, Sebrae, Ibramate, Sindimate, câmaras de vereadores, produtores rurais, sindicatos e associações.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais