Governo projeta ampliar sistema de videomonitoramento

CRUZEIRO DO SUL

Governo projeta ampliar sistema de videomonitoramento

Intenção é, junto com a Polícia Civil e Brigada Militar, instalar câmeras em pontos estratégicos no interior e centro para identificar criminosos

Por

Governo projeta ampliar sistema de videomonitoramento
Intenção é interligar sistemas e facilitar a identificação e resolução de crimes. Crédito: Gabriel Santos
Cruzeiro do Sul

O aumento na criminalidade no interior reforça a necessidade de instalação de câmeras de monitoramento nas localidades mais retiradas do Centro. De dezembro a fevereiro, são pelo menos cinco casos registrados na Polícia Civil relacionados a furtos, vandalismo, arrombamentos e homicídios.

O tema foi uma das pautas discutidas na última sessão da câmara de vereadores, onde André Schmitt (PP) encaminhou a preposição ao Executivo, que pede a instalação de câmeras também no interior do município. O parlamentar, sem precisar o total de casos, disse que desde a virada de ano tem ocorrido arrombamentos principalmente na parte baixa das localidades de Linha Sítio e Boa Esperança.

O monitoramento por câmeras começou a operar em 1º de dezembro, com 25 pontos. Entre eles, o Parque Poliesportivo e o Ginásio Municipal Orlando Eckert, além das principais ruas, como a General Neto. O projeto completo prevê a instalação de 48 pontos, com cerca de 85 câmeras. A meta é alcançar este número no decorrer de 2023.

De acordo com o governo municipal, o avanço deste sistema depende da disponibilidade de recursos. O investimento atual por mês é de R$ 32 mil. Com as 80 câmeras em funcionamento, salta para R$ 76 mil. Já os locais são definidos em conjunto com a Polícia Civil e Brigada Militar e o sistema é administrado por uma empresa terceirizada.

As imagens são captadas e direcionadas a uma central construída na sede da Brigada Militar e podem ser acessadas pelo Comando Regional de Lajeado. O sistema tem ainda quatro câmeras com capacidade de leitura de placas.

Dados integrados

Ainda em 2022, o prefeito João Henrique Dullius entregou e assinou junto ao governo do Estado a intenção de convênio para a integração de dados captados pelas imagens de Cruzeiro do Sul ao sistema da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A proposta aguarda homologação.
A intenção é de interligar os dados e informações. Assim, o sistema de monitoramento identifica automaticamente veículos em situação duvidosa de qualquer região e aciona a Brigada Militar.

Acompanhe
nossas
redes sociais