Creches reabrem com déficit de quase 1,4 mil vagas nas seis maiores cidades

Educação Infantil

Creches reabrem com déficit de quase 1,4 mil vagas nas seis maiores cidades

Atividades na Educação Infantil em Estrela e Lajeado foram retomadas ontem. Em outros quatro municípios, serviços eram oferecidos desde o mês passado

Por

Atualizado terça-feira,
07 de Fevereiro de 2023 às 08:29

Creches reabrem com déficit de quase 1,4 mil vagas nas seis maiores cidades
Atividades na Educação Infantil em Estrela e Lajeado foram retomadas ontem. Em outros quatro municípios, serviços eram oferecidos desde o mês passado. Crédito: Felipe Neitzke
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Duas das seis maiores cidades da região retomaram ontem as atividades na Educação Infantil. As demais mantiveram projetos especiais durante o período de férias e voltam com o serviço integral nos próximos dias. Apesar de investimentos para ampliar o número de salas, quase 1,4 mil crianças aguardam por vaga.

Em Lajeado, são 3,8 mil crianças de zero a cinco anos matriculadas. Para atender a demanda, o governo fez reformas nas creches. Das obras entregues estão as das escolas Pequeno Aprendiz (São Bento) e Pequeno Lar (Olarias). Outra unidade de ensino será finalizada até abril no bairro Bom Pastor.

Ainda assim, há pelo menos 465 crianças na lista de espera. O número reduziu quase pela metade na comparação com 2022, quando o déficit era de 940 vagas. De acordo com a supervisora de Educação Infantil de Lajeado, Renata Orlandini, ao todo são 178 turnas distribuídas em 24 escolas e cerca de 860 funcionários para atender os alunos.

“Os profissionais prepararam toda a rotina para acolher bem os alunos. Isso diante dessa necessidade do período de adaptação após férias de 45 dias”, observa Renata. Além das ampliações nas estruturas, o governo de Lajeado também comprou vagas em escolas particulares.

Já em Estrela, cerca de 1,5 mil crianças foram acolhidas ontem. Por conta dos ajustes de matrículas, ainda não há uma estimativa de quantos permanecem na espera por vaga. No ano passado neste período eram pelo menos 120.

Iniciativas para zerar lista em Taquari

Com a inauguração de duas escolas ainda no primeiro semestre, o governo de Taquari espera zerar a lista de espera na Educação Infantil. De acordo com o prefeito André Brito, hoje há um déficit de 120 vagas. Já com as novas unidades de ensino a expectativa é oferecer espaço para mais 240 crianças. Além disso, parte da demanda foi suprida nas escolas da rede estadual.

Outra iniciativa exaltada se refere ao atendimento de 160 crianças das turmas de berçário a Pré-B durante o período de férias. Por meio do projeto, a Secretaria de Educação manteve três escolas abertas. “Uma iniciativa fundamental, pois além de proporcionar o conhecimento, é um local seguro para os pais que trabalham terem onde deixar as suas crianças. Elas estão estudando, aprendendo e tendo a segurança necessária”, destaca Brito.

Acompanhe
nossas
redes sociais