Comissões e confusões

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Comissões e confusões

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A câmara de Lajeado reabre as atividades. A primeira sessão ordinária do ano será realizada hoje, às 17 h.

No encontro, serão eleitos para o biênio 2023-2024 os representantes das quatro comissões permanentes da Casa legislativa: Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ação Social; Finanças e Orçamentos; Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar; e Obras e Serviços Públicos. Cada comissão é composta por três vereadores.

A expectativa é por um debate tranquilo entre os pares, bem diferente da eleição das comissões em 2019. À época, e diante de bate-bocas, questionamentos sobre as regras, e uma ameaça de judicialização do processo, a então presidente Neca Dalmoro suspendeu a sessão. Para hoje, reforço, a expectativa é por mais harmonia.

Crédito: Arquivo


Leilão da Univates

A Fundação Univates realiza, por meio do leiloeiro público oficial Luciano Scheid, um leilão de bens inservíveis. O evento público ocorre de forma on-line no dia 9 de março de 2023, às 14h. Mas o edital já pode ser conferido no site do leiloeiro, e os lances já estão liberados. Entre os bens à venda, há lotes de mesas com estrutura tubular; cadeiras estofadas com estrutura metálica; rádios e roteadores wireless; projetores multimídia; condicionadores de ar; rádios de comunicação; e veículos automotores e implementos agrícolas. Há lotes com equipamentos de informática, também. O lote 009, por exemplo, inclui “8 mini pcs, 3 iMac, 64 estabilizadores, 245 pentes de memória, 8 nobreaks,11 notebooks” (foto). E o lance atual está em R$ 2,7 mil.


O espinhoso rotativo

O governo de Estrela debate de forma muito discreta sobre a cobrança – ou não – de estacionamento rotativo na área central. O assunto é tratado com muito zelo. Muito, mesmo. Nos corredores da prefeitura, todos sabem que uma decisão precipitada pode gerar forte impacto no resultado das eleições municipais de 2024.

Afinal, é uma medida que impacta de forma direta o bolso do cidadão. E o embate tem um ingrediente a mais. A decisão deve partir de Elmar Schneider e do Secretário de Administração e Segurança, Comandante César. Ambos foram candidatos em 2020. E, por consequência, ambos também são cotados para concorrer em 2024. Logo…


Caumo sai. Gláucia entra

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) saiu outra vez de férias. Ontem, o gestor lajeadense repassou o cargo para a vice-prefeita, Gláucia Schumacher (PP), que permanece à frente do Executivo municipal até a próxima segunda-feira. Nas redes sociais, Caumo salientou que as férias deste ano foram “parceladas”. Ele também anunciou uma viagem em família durante o período de uma semana longe do gabinete. Em tempo, o prefeito está em Jurerê (SC).


TIRO CURTO

• Em 2020, o governo de Lajeado anunciou a intenção de instalar uma “superparada de ônibus” na Av. Benjamin Constant. Em novembro de 2022, iniciou a base para o equipamento, no meio da quadra entre as ruas Pinheiro Machado e Saldanha Marinho. Até o momento, nada foi concluído.

• Na câmara federal, a definição da presidência e relatoria da CPI sobre os atos registrados em Brasília no dia 8 de janeiro foi adiada para hoje. Muitos querem a investigação. Outros nem tanto. Aliás, as dúvidas envolvem situacionistas e oposicionistas. E a luta pela verdade promete grandes embates.

• Em 2022, o tradicional campeonato regional de futebol amador terminou em briga e sem campeão. Neste fim de semana, em Lajeado, o torneio realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial) também acabou em briga. E alguém precisa olhar com mais atenção para esses movimentos inadequados.

• A JCI de Lajeado busca empresas ou empreendedores interessados em instalar uma linha de produção dentro do Presídio Estadual de Lajeado (PEL). Há um espaço vago para tal, além de mão de obra carcerária disponível.

Acompanhe
nossas
redes sociais