Multas para educar (e punir)

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Multas para educar (e punir)

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A aplicação de multas de trânsito por meio de câmeras de videomonitoramento é uma benção para Lajeado. Com a impossibilidade física de manter policiais ou agentes de trânsito em todos os pontos de aglomeração da cidade, as imagens servem como uma eficaz ferramenta para inibir e punir a irresponsabilidade de quem insiste em desrespeitar as regras básicas de trânsito.

E não me venham com essa conversa fiada de “indústria da multa”. Ora, só é multado quem não cumpre a legislação. Aliás, o número de 400 multas em quatro meses é ínfimo perto da quantidade de malabarismos e arruaças verificadas em vias como a Av. Avelino Tallini, por exemplo. E eu faço votos para aumentar o número de câmeras de vigilância. Hoje são apenas três. É preciso muito mais!


Sob nova direção

A câmara de Estrela está sob nova direção. O parlamento empossou a Mesa Diretora para o ano de 2023. A chapa composta pelos parlamentares Felipe “Pinho” Schossler (PTB) para presidente, Cristiano Nogueira da Rosa (MDB) para vice-presidente, e Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) para secretário, foi eleita por aclamação. E uma curiosidade. “Pinho” foi empossado na sexta-feira, 3 de fevereiro, dia do seu aniversário. Ao fim da posse, os colegas e demais servidores do poder Legislativo cantaram o popular “parabéns a você” ao novo chefe da Casa.


Alinhamento com o Exército

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo recebeu nessa sexta-feira a visita do tenente-coronel Camilo Augusto de Lima Motta, novo comandante do 9º Regimento de Cavalaria Blindado de São Gabriel (local onde a maior parte dos jovens lajeadenses realiza o serviço militar obrigatório). Ele assumiu a função no dia 12 de janeiro, no lugar do tenente-coronel Adriano Souza Dias.

No encontro com o gestor lajeadense, que também contou com a presença do Secretário de Segurança, Paulo Locatelli, os agentes debateram sobre (entre outros assuntos) a realização do desfile militar, previsto para ocorrer no dia 9 de setembro, o sábado pós-feriado de 7 de setembro.

Crédito: Divulgação


PT em evidência

Com a filiação do vereador Felipe Reis, que deixou o PSB, o Partido dos Trabalhadores passa a contar com uma bancada de quatro parlamentares na câmara de Taquari. Além do novo integrante, o grupo conta com os vereadores Leandro Mariante (presidente da casa), Ana Paula Arnt (líder da bancada) e Luciano Maria. É a maior bancada do partido do presidente Lula entre todos os plenários legislativos do Vale do Taquari.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP) viaja nesta segunda-feira para Brasília. Ele tem agenda com diversos deputados federais e senadores. Além dele, também participam da comitiva os vereadores Rodrigo Kreutz (MDB), Pantera (PP), Paulo Heck (MDB) e Alessandra Brod (PP).

• Em Encantado, o segundo suplente do PDT, Edegar Bizarro foi empossado e assume pelo período de 15 dias no lugar de Roberto Salton, que se ausenta para tratamento de um câncer.

• Ainda sobre a câmara de Encantado, os parlamentares definiram os novos líderes das bancadas. Sandra Vian vai responder pelo PSDB, Marino Deves pelo PP, Carlos Eduardo da Silva pelo MDB, e o suplente Edegar Bizarro pelo PDT.

• Volmir Dullius deixa a Secretaria de Administração e Finanças de Cruzeiro do Sul. A infoirmação surpreendeu até o prefeito, João Dullius. Por ora, a pasta será comandada de forma interina pelo Secretário de Planejamento Leandro Joner.

• Já em Teutônia, a subsecretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luiza Kremeier, deixa a função municipal. Ela deve assumir um cargo concursado em uma autarquia do estado. Outro que deixou a administração teutoniense foi o subsecretário de Indústria e Comércio, Bráulio Horn.

• Ex-prefeito de Arvorezinha e candidato a deputado estadual em 2022, José Scorsatto (PDT) aguarda para a próxima semana a sua nomeação como presidente do FGTAS/Sine. Ele é a principal indicação do partido para a disputada vaga.

• O governo de Lajeado confirma a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O evento ocorre no dia 9 de março, sob a coordenação da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

•A administração municipal também confirma a cedência da servidora efetiva Patrícia Cristina Rambo, ocupante do cargo de Monitora de Creche, para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lajeado (SISPUMUL). Ela foi reeleita Presidente para período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026.

• Em Encantado, o Ministério Público avançou nas análises e decidiu instaurar um inquérito civil para “investigar possível ilegalidade no serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbano”. O processo verifica a sustentabilidade dos referidos serviços. Ou seja, se o valor arrecadado com tributos destinados ao manejo é autossuficiente. Outros municípios vizinhos também são avaliados pelo MP gaúcho.

• Também em Encantado, o poder público municipal anuncia dois instigantes projetos na área da educação. Encantado Aprende Mais e o 1º Prêmio Professores que Encantam. Os detalhes serão apresentados na segunda-feira, às 19h, durante a cerimônia de abertura do ano letivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais