Há 20 anos, isenção de IPTU aos prédios históricos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, isenção de IPTU aos prédios históricos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos, a câmara de vereadores de Estrela aprovava uma alteração no Código Tributário Municipal. A ideia era que prédios considerados patrimônio histórico, artístico ou cultural ficassem isentos do pagamento do IPTU. Com isso, o dinheiro do imposto deveria ser destinado à conservação do imóvel.

De fato, hoje, o Artigo 311 da lei que dispõe sobre o IPTU em Estrela dispensa o pagamento do imposto aos imóveis históricos. Na época da matéria, uma das entrevistadas foi Sônia Maria Müssnich, que morava em uma casa construída em 1929, no centro de Estrela. Para Sônia, a medida ajudaria a manter a residência histórica, cuja manutenção era bastante dispendiosa. A casa ficava na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos. Hoje, no lugar, existe um prédio residencial.

A esquina da casa em 2011. Google Street View/2011

 

E em 2022. Google Street View/2022


Enquanto isso…

Radar de trânsito – Há 20 anos, o Denatran, hoje Senatran, propunha uma mudança nas leis de trânsito. A ideia era que não fossem mais obrigatórias placas de sinalização dos radares de velocidade. Desde 2011, esse aviso não é obrigatório, mas os radares devem estar visíveis aos condutores.


HÁ 50 ANOS

A foto mostra a principal entrada de Lajeado, junto à BR-386, durante a década de 1970. No canto inferior, à esquerda, estão as instalações da Motomecânica, que até hoje continua no mesmo local. Mais adiante, no bairro São Cristóvão, é possível identificar os pavilhões da antiga indústria de papel Pirahy, nas imediações de onde hoje é a Avenida Piraí.  Crédito: Reprodução

Também a entrada de Lajeado, na década de 1970. Possivelmente durante uma das procissões da Paróquia São Cristóvão, naquela época, realizadas em janeiro. Crédito: Reprodução


Enquanto isso…

Aproximação da Alemanha Oriental – Cinquenta anos atrás, era manchete na Folha de São Paulo que o Brasil poderia estabelecer relações diplomáticas com a Alemanha Oriental (na época, aliada à União Soviética). O movimento era endossado pelo tratado de relações políticas firmado entre as repúblicas Oriental e Ocidental da Alemanha alguns meses antes, em 1972.

Acompanhe
nossas
redes sociais