Devotos preparam passeio com imagem de santa  pelas águas do Rio Taquari

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Devotos preparam passeio com imagem de santa pelas águas do Rio Taquari

Procissão com a imagem da padroeira é promovida há mais de 100 anos pelos moradores e pescadores do bairro. Evento ocorre no domingo

Por

Devotos preparam passeio com imagem de santa  pelas águas do Rio Taquari
Altar e barco para a procissão foram preparados durante a semana. Promessas serão levadas ao Rio Taquari. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Encerram no domingo os festejos em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. A partir das 9h inicia a missa, procissão pelas ruas da cidade e navegação no Rio Taquari com a imagem da padroeira que dá nome ao bairro.

A festa é preparada por devotos e voluntários do bairro Navegantes há mais de 110 anos. Durante a semana, houve um tríduo de preparação onde ocorrem missas na capela, bênçãos e motivações.

No domingo, data da festa, a procissão com a imagem da padroeira segue pela Visconde do Rio Branco até a Oficina do Gerson, pela rua Dr. João Carlos Machado e segue até a rua Campos Sales onde devotos carregam a imagem da santa pelo acesso do balneário municipal até o Rio Taquari onde é feio o passeio com o barco doado anos atrás por devotos e ex-moradores que registraram o equipamento na Marinha.

Após, ocorre o almoço festivo, sorteio da ação entre amigos e baile animado pela banda Werner e Cia de Capitão. “É uma mobilização muito grande da comunidade em manter a tradição centenária. O auge do evento é o passeio pelo rio, onde fiéis e devotos colocam em um pequeno barco suas promessas e orações”, explica o padre da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Afonso Antoni.

Segundo ele, toda a celebração e festa realizada é muito especial aos devotos da região. Nossa Senhora é considerada padroeira dos marinheiros e pescadores que buscam nela proteção e cuidado diante dos desafios enfrentados em suas profissões.

Trabalho voluntário

Mais de 15 comunidades são esperadas na festa. De acordo com a voluntária e integrante da diretoria, Lourdes Zanatta Both, 72, o evento também é uma forma de reverter valores financeiros para melhorias na sede comunitária muito afetada pela enchente de 2020. “Nos dois últimos anos a festa foi realizada de forma restrita em função da covid-19. E nesta edição decidimos retomar com o evento tradicional. Por isso aguardamos muitas pessoas”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais