Autocuidado, autoconhecimento e metas pautam evento sobre Saúde Mental

Produzido por AI Dália

Autocuidado, autoconhecimento e metas pautam evento sobre Saúde Mental

Cerca de 40 funcionários da Dália Alimentos participaram de palestra sobre o Janeiro Branco

Apresentado por

Autocuidado, autoconhecimento e as famosas metas de início do ano. Essas foram algumas das abordagens apresentadas, recentemente, na palestra sobre o Janeiro Branco, no Complexo Industrial Avícola da Dália Alimentos. O evento, realizado pelo Sesi, reuniu cerca de 40 funcionários da unidade localizada em Palmas, na cidade de Arroio do Meio.    

Segundo a psicóloga Lais Regina de Carvalho Schwalz, a campanha Janeiro Branco tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde mental. “Foi escolhido o mês de janeiro por ser uma época do ano que simboliza renovação e marca um novo ciclo”, salienta. 

A partir do tema central da campanha de 2023, que é A Vida Pede Equilíbrio, a palestra focou “A Sua Liderança Guia Para o Equilíbrio”. A profissional ressaltou que “precisamos estar em equilíbrio com as diversas áreas da nossa vida, assim como em nossas relações pessoais, profissionais, financeiras, emocionais e de lazer.” 

 

Autocuidado e autoconhecimento

Para Lais, o autocuidado não se trata de egocentrismo, mas está interligado ao pensamento, às emoções e ao comportamento. “Um é fruto do outro. Os pensamentos negativos, geralmente, levam a emoções de tristeza. Na etapa comportamental, isso pode dificultar os relacionamentos e até causar transtornos mentais em casos extremos”, relaciona.

A psicóloga enfatiza a importância do autoconhecimento, o qual contribui para a qualidade de vida e os relacionamentos. “Entender o que nos motiva e nos faz bem pode trazer uma cultura de bons comportamentos, mas para isso acontecer requer definir quem sou eu.” Ela acrescentou que autoconhecimento é estar ciente de si e isso é característico de pessoas que detêm o autocontrole, que dominam suas ações e emoções. 

“No entanto, o autoconhecimento é pouco praticado. Esse é o motivo dos altos índices de depressão e ansiedade nos dias de hoje. Atualmente, a população brasileira é a que mais sofre com depressão na América Latina”, enfatiza. 

 

Sem tabus 

Mesmo com elevados índices de transtornos mentais, como a depressão e ansiedade, Lais destaca que existem diversas ferramentas de auxílio. Entre elas, recorrer a terapias e profissionais preparados para ajudar a (re) equilibrar a saúde mental. “Precisamos ainda quebrar o tabu em relação aos psicólogos e psiquiatras, pois são profissionais que nos auxiliam a lidar com dificuldades e conflitos emocionais.”  

 

Roda da Vida

A psicóloga ressaltou ainda a importância das pessoas se conhecerem para projetarem suas metas. “Para contemplar todo e qualquer planejamento, é necessário conhecer a si mesmo para estimular metas coerentes com a realidade”, aponta. 

Por fim, a palestrante apresentou a Roda da Vida, uma dinâmica onde todos os presentes avaliaram as áreas da vida em potencial e que podem melhorar. “Geralmente, o equilíbrio financeiro chama atenção, mas essa condição deve ser em todas as áreas. Isso não quer dizer sobre quem recebe o maior salário, mas sim quem gerencia da melhor forma a sua receita”, compara.

 

LEGENDA: 

Evento realizado pelo Sesi reuniu 40 funcionários da unidade de Palmas, em Arroio do Meio