Nadadores são as vítimas mais frequentes de afogamento no Vale

MEIO AMBIENTE EM PAUTA

Nadadores são as vítimas mais frequentes de afogamento no Vale

Comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, o capitão Thalys Stobbe apresenta dicas de segurança na água

Por

Atualizado sexta-feira,
03 de Fevereiro de 2023 às 15:35

Nadadores são as vítimas mais frequentes de afogamento no Vale
Comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, o capitão Thalys Stobbe (Foto: Rodrigo Gallas)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As pessoas que sabem nadar, se exibem, atravessam o rio e fazem brincadeiras na água são as que mais se afogam no Vale do Taquari, diz comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, o capitão Thalys Stobbe. Também é comum bêbados se afogarem ou a pessoa afundar em um buraco rio.

Em participação no programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta sexta-feira, 3, o bombeiro apresenta dicas de como se comportar na água para evitar tragédias.

LEIA MAIS:

Diz que não se deve entrar em rios com corredeiras, comuns na parte alta do Vale. Caso entre em alguma embarcação, como no caso de rafting, o colete é obrigatório. Nos rios sem corredeiras, na parte baixa da região, a água deve ficar em altura máximo até os joelhos. Se for entrar em local mais profundo, deve-se usar colete. “É comum que os rios tenham buracos, então pode acontecer o súbito afundamento”, explica.

Aconselha nunca se jogar de cabeça no rio, porque mesmo em lugar conhecido pode haver mudanças repentinas de pedras ou aparecer um galho, por exemplo. Orienta sempre buscar por locais com guarda-vidas. Neste verão não houve nenhuma morte onde os profissionais estavam.

Foto: Rodrigo Gallas

O quadro “Meio Ambiente em Pauta” é apresentado às sextas, pouco antes do meio-dia, dentro do programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, com apresentação de Fabiano Conte. O quadro tem coapresentação da jornalista Luciane Ferreira.

Assista a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais