Lajeado divulga resultado de levantamento para Aedes aegypti

Vigilância Ambiental,

Lajeado divulga resultado de levantamento para Aedes aegypti

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) foi feito entre os dias 27 e 31 de janeiro

Por

Lajeado divulga resultado de levantamento para Aedes aegypti
Foto: Divulgação / Prefeitura de Lajeado
Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) entre os dias 27 e 31 de janeiro e vistoriou mais de 2,3 mil imóveis. A atividade consiste na visita a um determinado número de imóveis com a coleta de larvas para identificação. A amostra define o Índice de Infestação e as quantidades e tipos de recipientes preferenciais do Aedes, que podem servir como criadouros para o mosquito.

Durante o levantamento, a equipe vistoriou 2.320 imóveis – incluindo terrenos baldios, comércios e construções. Por meio das vistorias, foi constatado um Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,8%, o que significa que Lajeado está com risco médio para a epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti – o limite para risco alto é 3,9%. O índice satisfatório preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 0,9%.

Conforme a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius, o LIRAa mostra que quase 97% dos criadouros do mosquito são encontrados nas residências, sendo 16,2% em bromélias e 14,4% em ralos, estes os principais criadouros do mosquito.

Foram localizados focos em 23 dos 27 bairros do município. O bairro Universitário foi o que teve maior número de focos, com 17. “O resultado do levantamento classifica o município com médio risco com relação à transmissão das doenças causadas pelo mosquito. Esses dados nos permitem direcionar as ações de controle para as áreas mais críticas”, explica Catiana.

A Secretaria de Saúde, por meio dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de Saúde, segue realizando ações de educação e prevenção para impedir o avanço das doenças. Nesta semana, os agentes realizaram ações nos bairros Florestal e São Cristóvão. Na segunda-feira, elas seguem no bairro Moinhos e Americano.

Confira no quadro abaixo os principais depósitos e bairros onde foram registrados focos de Aedes aegypti.

Bairro Nº de focos
Universitário 17
São Bento 13
Carneiros 11
Olarias 10
São Cristóvão 7
Hidráulica 7
Bom Pastor 7
Conservas 5
Floresta 4
Alto do Parque 4
Igrejinha 3
Florestal 3
Centro 3
Americano 3
Santo Antônio 2
Planalto 2
Montanha 2
Centenário 2
Campestre 2
Nações 1
Jardim do Cedro 1
Imigrante 1
Conventos 1
TOTAL 111

 

Localização dos ovos %
Bromélia 16,2%
Ralo 14,4%
Balde 13,5%
Lona 7,2%
Prato de planta 6,3%
Bebedouro de animais 6,3%
Vaso de planta 4,5%
Pneu 3,6%

 

Acompanhe
nossas
redes sociais