Jornada da JA Spohr se confunde com o desenvolvimento de Lajeado

Lajeado Empreendedora

Jornada da JA Spohr se confunde com o desenvolvimento de Lajeado

Inaugurada em 1927, concessionária da Chevrolet na cidade está sob liderança da quarta geração da família Spohr

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Fevereiro de 2023 às 15:53

Jornada da JA Spohr se confunde com o desenvolvimento de Lajeado
José Armando Spohr é a terceira geração da família que lidera empresa quase centenária em Lajeado. (FOTO: J. J. Silva)

Jornadas centenárias sempre são inspiradoras. Ainda mais quando se trata de uma empresa. Afinal, num contexto de contínua transformação, sustentar um negócio por todo esse tempo é desafiador e inspirador. E um bom exemplo disso está às margens da BR-386, em Lajeado: a JA Spohr, concessionária Chevrolet na cidade inaugurada em 1927 por José Alfredo Spohr.

Filho de marceneiro e natural de Lajeado, José Alfredo se mudou em 1918 para Porto Alegre a fim de aprender mecânica na então única oficina que existia na capital gaúcha. Após um ano, ele retornou para Lajeado e passou a atuar no setor ainda pouco desenvolvido. Após conseguir construir um pequeno galpão em parceria com o pai, ainda em 1919 José Alfredo foi convidado a se tornar representante da Ford na região. Ao lado de um sócio, ele tocou o negócio até 1922, quando retornou para a oficina. Mais tarde, em 1927, ele recebeu a proposta da General Motors.

“Na época, começaram a vir os primeiros carros importados para o país. Meu avô atendia os carros na rua. Depois disso começaram a importar caminhões”, conta José Armando Spohr, neto de José Alfredo e atual diretor da empresa. Nos anos 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a JA Spohr sobreviveu produzindo Gazogênio a partir do carvão, um substituto à gasolina. Na década de 1950, a empresa revendeu refrigeradores e os primeiros aparelhos de ar condicionado e lava roupas.

Um dos mais importantes marcos desta história quase centenária aconteceu em 1969, com a entrada dos carros nacionais fabricados pela Chevrolet, em sua fábrica em São Caetano do Sul, em São Paulo. “Daí surge a necessidade de transferir a sede da empresa do Centro da cidade, na Rua Silva Jardim, para a BR-386, um empreendimento liderado por meu pai, Antônio José Alfredo Spohr, o Zeca, e inaugurado em 1977”, recorda José Armando.

Dois anos depois, em 1979, José Armando iniciou sua jornada na empresa da família, após uma jornada de trabalho em Porto Alegre. Porém, suas memórias na JA Spohr são da infância. Algo que ele viu se repetir com os filhos, Rodrigo, Luis Felipe e, é claro, José Antonio Spohr. “Hoje a empresa, praticamente, está nas mãos deles. É bonito ver essa jornada. É um processo natural que temos feito há quase 100 anos. Sem sucessão, a empresa para”, avalia.

A partir de 2012, a empresa começou a investir em seminovos, uma medida que trouxe ganhos para o negócio e novas soluções para os consumidores de toda a região. Além disso, também está presente em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. “Tem que sonhar, acreditar e trabalhar muito”, conclui José Armando, convicto que a trajetória da JA Spohr é um exemplo para todo o Vale do Taquari.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais