Hospital Ouro Branco pede ajuda para manter serviço de tomografia

PROBLEMAS NO APARELHO

Hospital Ouro Branco pede ajuda para manter serviço de tomografia

Aparelho de imagem adquirido em 2018 opera no limite. Direção solicita ao Estado há quase um ano a troca do equipamento orçado em R$ 580 mil

Por

Hospital Ouro Branco pede ajuda para manter serviço de tomografia
Direção do hospital aguarda do Estado os recursos necessários para troca do aparelho. Crédito: DIVULGAÇÃO HOSPITAL OURO BRANCO
Teutônia

O Hospital Ouro Branco (HOB) corre o risco de ficar sem aparelho de tomografia. Com isso, pode haver suspensão de exames na casa de saúde que é referência nos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o diretor executivo, José Paulinho Brandt, o hospital conta com um aparelho comprado em 2018 e o problema se arrasta por um ano e meio, pois o tubo de geração de cortes e imagens possui uma vida útil de 1 milhão de captações. O atual equipamento supera a marca de 976 mil e já apresenta problemas. Mais recentemente o termógrafo ficou inoperante devido ao defeito no HD.

A estimativa é que os exames ainda sejam feitos nos próximos dois meses, porém a continuidade depende do repasse do estado para a compra de um novo aparelho, orçado em R$ 580 mil. De acordo com Brandt, o tomógrafo sofreu com o desgaste na pandemia, quando houve muita demanda e requisição de tomografias a pacientes diagnosticados com a covid-19.

Em março de 2022, o Hospital Ouro Branco abriu um processo administrativo (Proa) junto a Secretaria Estadual da Saúde, porém o processo, por motivo desconhecido, foi arquivado em novembro. “Fizemos o ofício, nos reunimos com a secretária Arita, abrimos o processo e sem justificativa, ficamos sem retorno e nosso requerimento foi arquivado”. O tema foi assunto de diversas reuniões com prefeitos do G7, Amvat e 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Com o retorno negativo, o diretor afirma que a instituição vai levar a demanda, novamente aos prefeito do G7 e Amvat com o objetivo de solicitar os recurso com a intenção de resolver o problema o mais rápido possível pois a interrupção de exames de tomografia afetaria mais de 60 mil habitantes de Teutônia e demais sete municípios atendidos pelo hospital.

Referência em atendimento

O Hospital Ouro Branco é o único prestador de serviços ao Sistema único de Saúde (SUS) na comarca de Teutônia que abrange os municípios de Poço das Antas, Westfália e Paverama. Moradores de municípios limítrofes como Fazenda Vilanova, Boa Vista do Sul e Taquari também são atendidos na casa de saúde.

Hoje, pelo menos 85% dos atendimentos são para pacientes do SUS. O hospital atende também nas áreas de traumatologia/ortopedia, coloproctologia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia e bucomaxilofacial para 37 municípios. Além de ser base do Samu para cinco municípios com Pronto Atendimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais