Agricultura familiar pede socorro ao governo federal

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Agricultura familiar pede socorro ao governo federal

Por

O cenário de estiagem se agrava a cada dia, ainda que ocorram pancadas de chuva típicas do verão. Sem maior regularidade nas precipitações, a escassez hídrica compromete a produção agropecuária e deixa famílias sem água. No Vale do Taquari já são 20 municípios com decretos de emergência, cinco homologados pelo Estado e um reconhecido pelo governo federal.

Crédito: divulgação

Diante desse cenário, líderes de organizações que defendem os produtores rurais estiveram em reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Ferreira.

Na pauta foram apresentadas quatro demandas, que vão desde a prorrogação das parcelas de operações de crédito a subsídio de milho por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Principais demandas:

– Recursos para equalizar a prorrogação das operações de Pronaf no período de 1° de janeiro a 31 de julho de 2023;

– Rebate de 35% sobre a parcela aos agricultores que liquidarão dentro do cronograma de reembolso;

– Linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até R$ 50 mil, prazo de reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30% para a reestruturação produtiva das propriedades;

– Fortalecimento dos estoques de milho e subsídio de 30% para o produtor adquirir o produto nos armazéns credenciados através da Conab.


Campanha alerta para gripe aviária

A influenza aviária tem sido responsável por dizimar milhões de aves pelo mundo. Casos recentes foram registrados em fazendas dos EUA e Reino Unido. Na América do Sul, países vizinhos já notificaram focos da doença, o que levou o Brasil a intensificar as medidas de prevenção.

Em campanha lançada pelo governo federal o objetivo é aumentar as ações de vigilância com apoio do serviço veterinário oficial e organizações ambientais. Além disso, são reforçadas medidas de biosseguridade nas granjas pelos produtores, com o objetivo de detectar rapidamente o eventual ingresso da doença no país e mitigar os riscos de sua disseminação. A campanha tem como foco sensibilizar cidadãos, médicos veterinários, avicultores e polícia ambiental sobre a importância das notificações imediatas de suspeitas.

Alguns dos sintomas em aves:

• Dificuldades na respiração;
• Fraqueza;
• Falta de apetite;
• Diarreia;
• Sede excessiva.


Arla chega a General Câmara

A Arla avança com o plano de expansão. Na quarta-feira, 1°, inaugurou loja em General Câmara, no Vale do Rio Pardo. Localizada na rua Dr. Eugênio de Mello conta com produtos agropecuários, pet e bazar. A cooperativa também trabalha para inaugurar em março a unidade de silos. O local terá capacidade para armazenar 150 mil sacas.

Outra cidade que vai receber em breve uma loja da Arla é Vale Verde. O município já conta com unidade de grãos. Ainda para este ano, está prevista a construção de centro de distribuição em Cruzeiro do Sul e filial em Doutor Ricardo.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais