Governo de Progresso busca reativação de dois poços artesianos

PARA AMENIZAR ESTIAGEM

Governo de Progresso busca reativação de dois poços artesianos

Empresa contratada pelo município atua com testes de vazão e instalação de motobomba para distribuição de água

Por

Governo de Progresso busca reativação de dois poços artesianos
Secretário de Agricultura, Ronaldo Paloschi e prefeito em exercício Luiz Manini acompanharam os serviços. Crédito: Divulgação
Progresso

Esta semana o prefeito em exercício Luiz Manini conferiu os serviços em dois poços artesianos, com o objetivo de reforçar o abastecimento de água potável nas comunidades. Em Tiririca, foi feito teste de vazão e bombeamento de poço tubular profundo localizado na propriedade de Antoninho Nicolini.

O poço com 571 metros de profundidade foi perfurado pelo Estado há alguns anos, mas acabou sendo inutilizado. O teste de vazão apontou cerca de 70 mil litros por hora. Agora o município fará uma análise da qualidade da água para ver se é possível novamente o seu aproveitamento.

Também foi contratada uma empresa para o fornecimento e instalação de conjunto motobomba submersa, quadro de comando, sistema de tratamento de água e rede adutora, para o poço artesiano localizado na propriedade de Delacy Martini, na sede municipal. A qualidade da água já foi atestada, faltando apenas a instalação elétrica, caixa d’água e rede de distribuição.

Transporte de água

Em função das fortes ondas de calor e escassez de água no interior, desde o início do mês de dezembro, a Secretaria Municipal da Agricultura de Progresso está transportando água para o consumo humano e animal. Conforme o secretário Ronaldo Paloschi, estão sendo atendidos cerca de 200 produtores de diversas localidades com mais de 60 mil litros de água potável, por dia.

Para facilitar a organização dos produtores, foi organizado um roteiro por localidade. Nas segundas e quintas, o caminhão pipa passa por Bate e Vira, Araçá e Anto Bravo. Nas terças e sextas, Constantino, Alto Constantino e Cordilheira de Tocas. Nas quartas são atendidos moradores do Centro, Lajeado do Meio e Morro Azul. As comunidades de Tiririca e São Luiz também estão recebendo água da prefeitura, pois os poços destas localidades não conseguem mais atender a demanda de consumo.

Decretos municipais

Ainda durante o mês de janeiro o prefeito Paulo Gilberto Schmitt decretou situação de emergência causada pela estiagem. Também emitiu documento que proíbe o desperdício de água distribuída pelo Sistema Público de Abastecimento do Município (Spam).
Moradores que foram flagrados em descumprimento das orientações podem ter o serviço suspenso. Entre as atividades restritas estão: lavagem de veículos em domicílio, irrigação de gramados e jardins, reposição de água em piscinas e uso para calçadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais