Corsan promete melhorias para o Alto da Bronze

ESTRELA

Corsan promete melhorias para o Alto da Bronze

Problemas no abastecimento são motivo de constantes reclamações contra a companhia, que vai instalar um dispositivo para reforçar a distribuição na localidade. Área cedida pelo município receberá estrutura para beneficiar cerca de 100 residências

Por

Corsan promete melhorias para o Alto da Bronze
Companhia indica que a nova estrutura de bombeamento de água no Alto da Bronze estará em funcionamento em 60 dias. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou uma intervenção para solucionar um problema histórico no bairro Alto da Bronze. Os moradores da região mais alta, nas proximidades da sede campestre da Sociedade Ginástica Estrela (Soges), pedem por ajustes no abastecimento de água. Um acordo com o governo municipal vai propiciar à estatal a implementação de um sistema que aumenta a capacidade de distribuição no local.

A confirmação ocorreu na sexta-feira da semana passada, com um encontro entre representantes da administração e a superintendência da companhia. No fim do ano passado, o Legislativo aprovou um projeto que autoriza a Corsan a utilizar uma rotatória entre as ruas Vinte de Maio e Pontes Filho para instalar um recalque, a fim de otimizar a transferência de água para os pontos elevados do bairro.

Essa reunião foi uma forma da estatal questionar o município sobre quais os principais pontos a melhorar no atendimento. “A ideia era dar um retorno à comunidade, para que pudéssemos dar um retorno de bate-pronto”, diz Alexandre Scheid, gerente do escritório da Corsan em Estrela.

O trecho mais afetado engloba as ruas Vinte e Cinco de Julho e Salgado Filho, mas pontos da Aloysio Werle e Paulo Ruschel também apresentam problemas. Com o dispositivo de bombeamento, a água será puxada com maior eficiência, o que deverá resolver a situação na área destacada. “Pensávamos nisso há muito tempo e pedimos a autorização para uso dessa área”, conta o gestor.

Scheid lembra que foram feitas manobras para tentar suprir a região, que precisa de água bombeada do tempo todo ou do reservatório cheio. O novo bombeamento vai beneficiar cerca de 100 residências. “É uma ação bastante específica para resolver um problema”, garante.

A gerência está na fase de orçamento das peças para montagem do recalque e deve acertar nos próximos dias com a RGE e a administração o formato de ligação elétrica. A superintendência alinhou com o município que em 60 dias a estrutura estará em funcionamento.

Transtornos durante a semana

Na segunda-feira, 30, boa parte de Estrela amanheceu sem água. Scheid lembra que, ao verificar os níveis dos reservatórios, foi constatado que, à exceção do abastecimento aos bairros Pinheiros e Boa União, todos os demais estavam zerados. A suspeita inicial era de um problema nos recalques, mas todos estavam em pleno funcionamento.

Ao longo do dia, as equipes da companhia buscaram pelo local onde poderia estar o vazamento, identificado em um trecho da rede na avenida Rio Branco. Foi feita uma delimitação da área com a suspeita do problema, até que fosse corrigido. Em alguns pontos mais altos, o abastecimento retornou apenas na madrugada da terça.

Acompanhe
nossas
redes sociais